Devia ter sido pelo Natal

Mas é hoje que o 65675 Mohr-Gruber passa um pouco mais perto da Terra. Este asteróide, descoberto em 1989, foi baptizado em honra dos dois senhores, Mohr e Gruber, que criaram aquele conhecido cântico natalício, Stille Nacht, heilige Nacht – ou, em inglês, Silent Night, Holy Night.

 

Nova chegada à ISS

Foram lançados no dia 21, mas chegam hoje à ISS os três membros (dois americanos e um russo) da Expedição 56/57. A acoplagem está prevista para cerca das 19.40, e a abertura da escotilha para mais de uma hora e meia depois, às 21.20 TMG. Tudo pode ser seguido em directo na NASA TV.

 

Aniversário ilustre

A 23 de Março de 1912 nascia Wernher von Braun. Durante a II Guerra Mundial foi responsável pelo programa de criação e utilização militar do primeiro míssil balístico, a V2 alemã. No fim do conflito entregou-se às forças americanas, seguiu para os EUA com muitos membros da sua equipa, e assumiu um papel fundamental no programa espacial americano, incluindo na chegada à Lua.

Aniversário triste

Em 1961, morre Bondarenko, membro da primeira equipa de cosmonautas soviéticos, num incêndio declarado numa câmara de testes em que a atmosfera era de oxigénio puro. O sucedido manteve-se em segredo durante anos, mas os soviéticos abandonaram as atmosferas de puro oxigénio em cápsulas; os astronautas americanos da Apollo 1 pereceram em circunstâncias algo semelhantes, anos mais tarde. Uma cratera lunar tem o seu nome.

 

1964, 1965

Nos EUA, é aprovado oficialmente o desenho do programa Apollo, desde as missões experimentais até à aterragem na Lua. Um ano mais tarde, tem lugar o primeiro voo tripulado do programa Gemini, com Grissom e Young (o primeiro a ir ao espaço da nova fornada de astronautas). Depois de três órbitas, procederam à reentrada atmosférica sob controlo manual. Amararam longe do ponto previsto.

 

2001

A estação orbital russa Mir é enviada para um mergulho final na atmosfera terrestre, com consequente destruição total. Os destroços caem no Pacífico.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]