Regresso à Terra

A cápsula de carga da Space X que tem estado na ISS volta à Terra. Não traz tripulantes, apenas material (experiências concluídas, e coisas do género). Vai amarar no Pacífico, à excepção de um contentor com lixo que será “despachado” em separado para se desintegrar na atmosfera. Tudo isto poderá ser visto na NASA TV logo pela manhã (9.45 TMG).

 

Talvez sim, talvez não

Mais um daqueles casos em que um lançamento (chinês) está assinalado num site, mas não noutros. Se for realidade, levará um satélite chinês, militar, de observação da Terra (já sabem o que isso quer dizer…) e outro, saudita, também de observação da Terra, mas que é sobretudo uma demonstração de capacidade tecnológica (o satélite não é comprado, é mesmo de criação local).

 

Noutros tempos

Há 25 anos, procedia-se ao terceiro lançamento do space shuttle Endeavour (o quinto a ser construído, e que substituiu o Challenger). Foi uma missão rotineira, para colocar em órbita alguns satélites, e proceder a experiências de trabalho no espaço, numa saída de quatro horas de duração feita por dois dos tripulantes.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 4]