Mesmo com a ajuda dos seus telescópios, acontece aos astrónomos verem a dobrar – foi descoberto um cometa que é, ao mesmo tempo, um asteroide duplo!

O asteroide 288P está muito longe da Terra, na cintura de asteroides entre Marte e Júpiter, o que o torna muito difícil de observar. Porém, recentemente, passou mais perto da Terra, o que permitiu proceder a uma análise mais pormenorizada da sua natureza. E foi uma grande surpresa quando se descobriu que afinal o 288P não é um, mas dois asteroides!

Esta dupla compõe o que se chama um “asteroide binário”, o que quer dizer que são dois objetos relacionados entre si, que se orbitam um ao outro. Aliás, uma vez que estes dois têm praticamente o mesmo tamanho e massa, parecem mesmo gémeos!

Conseguir descobrir a massa destes asteróides é um feito impressionante. Mas, para lá disso, os cientistas descobriram que estes são os primeiros asteroides que se comportam como um cometa!

Foi detetado gelo na superfície destes asteroides, a derreter-se ao calor do Sol – tal e qual o que se passa quando se forma a cauda de um cometa. O que faz do 288P o primeiro asteroide binário que também pode ser visto como um cometa!

Todas estas descobertas inesperadas deixaram os cientistas a pensar se alguma vez voltarão a encontrar um objeto como o 288P. Até lá, os astrónomos acham que tiveram muita sorte por terem tido esta visão dupla.

 

Facto curioso: Sabias que as investigações mais recentes sugerem que a água não foi trazida para a Terra por cometas, como se pensou durante muito tempo, e sim por asteróides ricos em gelo?

 

Este Space Scoop baseia-se em Comunicados à Imprensa do Hubble Space Telescope e da ESA.

 

Link para a notícia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1729/ 

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]