Eis um facto espantoso: todos e cada um dos átomos no vosso corpo foi criado numa estrela, há milhares de milhões de anos – o cálcio nos vossos ossos, o ferro no vosso sangue, e até o ouro das jóias que usam.

Quando as estrelas morrem, as substâncias que se formam nessa altura são lançadas para o espaço, e acabam recicladas em novas estrelas, planetas, e até pessoas. Por vezes estes átomos juntam-se como se fossem peças de Lego e constituem coisas com algo de especial – moléculas orgânicas

As moléculas orgânicas são conhecidas como os blocos com que a vida é construída, porque, embora ninguém saiba exatamente como é que a vida surgiu, uma coisa é certa: estas pequenas partículas desempenharam um papel fundamental nesse facto.

As moléculas orgânicas podem ser encontradas por toda a Tera, do fundo dos oceanos ao cimo das montanhas. Mas a forma como elas surgem na natureza é um mistério que os astrónomos ainda estão a tentar resolver.

A Terra e os outros planetas do nosso Sistema Solar formaram-se a partir do material que sobrou depois do nascimento da nossa estrela, o Sol. Portanto, os cientistas têm estudado estrelas que se assemelham ao Sol quando este era jovem, em busca de pistas sobre a origem das moléculas orgânicas.

E os seus esforços parecem ter sido recompensados! Um dos blocos fundadores da vida foi encontrado em redor de três estrelas distintas, qualquer uma delas muito similar ao jovem Sol. A molécula foi descoberta no interior do casulo quente de poeira e gás cósmicos que rodeia cada uma das estrelas!

O que nos diz este dado? Há duas ideias principais sobre o começo da vida na Terra. Ou a vida teve uma origem independente na superfície da Terra, ou então alguns dos blocos iniciais formaram-se em torno do Sol, antes mesmo de a Terra se formar.

Esta nova descoberta parece apontar para que a segunda destas ideias seja a correta! Nesse caso, as moléculas orgânicas terão sido incorporadas nos cometas do nosso Sistema Solar. E esses cometas podem depois ter feito chegar esse material ao nosso planeta, onde conduziu ao surgimento das primeiras formas de vida.

Facto curioso: Este sistema estelar parece não parar de nos dar surpresas! Esta descoberta segue-se à que foi feita há cerca de cinco anos: a presença de açúcar em redor das mesmas estrelas!

Este Space Scoop é baseado num Comunicado de Imprensa do ESO.

Link para a notícia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1719/