Investigadores da Universidade de Waterloo conseguiram a primeira imagem composta de uma ponte de matéria escura a ligar galáxias.

A imagem composta, que combina várias imagens individuais, confirma a previsão de que, em todo o Universo, as galáxias estão unidas por uma teia cósmica de matéria escura que até agora permaneceu inobservável.

Filamentos de matéria escura definem ponte entre galáxias.
Neste mapa de cores falsas, os filamentos de matéria escura definem uma ponte no espaço entre as galáxias. Nas regiões brancas, pode ver-se a localização das galáxias brilhantes, e a vermelho vê-se a presença de um filamento de matéria escura que faz a ponte entre as galáxias. Créditos: S. Epps & M. Hudson/University of Waterloo.

A matéria escura, uma substância misteriosa que representa cerca de 25% do Universo, não brilha, absorve ou reflete a luz, o que a torna praticamente indetetável, exceto pela gravidade que exerce.

“Ao longo de décadas, os investigadores previram a existência de filamentos de matéria escura entre as galáxias, agindo como uma grande estrutura semelhante a uma teia de ligação entre elas,” disse Mike Hudson, professor de astronomia na Universidade de Waterloo. “Esta imagem leva-nos mais além das previsões, até algo que podemos ver e medir.”

Nas suas investigações, Hudson e Seth Epps (coautor e, na altura, estudante de mestrado na Universidade de Waterloo) usaram a técnica de lente gravitacional fraca, um efeito em que a influência de uma massa, como um planeta, um buraco negro ou, neste caso, matéria escura, provoca uma ligeira deformação nas imagens de galáxias distantes. O efeito foi medido em imagens de um estudo realizado ao longo de vários anos com o Telescópio do Canadá-França-Havai.

Os investigadores combinaram imagens de lente de mais de 23 mil pares de galáxias localizadas a 4,5 mil milhões de anos-luz de distância para criar uma imagem composta, ou mapa, que mostra a presença de matéria escura entre duas galáxias. Os resultados mostram que a ponte de filamentos de matéria escura é a mais forte entre sistemas afastados a distâncias inferiores a 40 milhões de anos-luz.

“Usando esta técnica, somos não apenas capazes de ver que estes filamentos de matéria escura existem no Universo, mas também de ver até que ponto eles ligam as galáxias,” disse Epps.

O trabalho vem publicado num artigo na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Fonte da notícia: RAS