25.Nov.- 1.Dez.2016 (Portugal)

A 25.Nov.1976 a ilustre e muito aclamada banda de rock The Band realizou o seu último concerto e adeus ao vivo no Winterland Ballroom (São Francisco/EUA) com a participação de músicos celebres convidados, como Jimi Hendrix, Muddy Waters, Bob Dylan, Joni Mitchel, Eric Clapton, Ringo Starr e muitos mais. O bem famoso cineasta Martin Scorsese filmou o evento gravando um documentário de mais de 4 horas, uma emocionante amostragem das canções mais conhecidas e ouvidas nos rádios da época.

A música pode ter parado há muito, mas volvidos exatamente 40 anos desde aquele dia, esta semana, de certo modo, a dança continua na esfera celeste. Por acaso ou por força da mecânica celeste, seja o que for, a Lua é a mais ativa. No dia 25 forma um par com Júpiter e pousa para uma fotografia no horizonte matinal. Imagem que promete ser bonita… experimentem.

A dança do par Lua e Júpiter no céu matinal dia 25 pouco depois das 5 horas. Um convite para tirar uma fotografia, talvez ao som dos cantos dos primeiros galos desorientados pela poluição luminosa.
A dança do par Lua e Júpiter no céu matinal dia 25, pouco depois das 5 horas. Um convite para tirar uma fotografia, talvez ao som dos cantos dos primeiros galos desorientados quanto à hora, devido à poluição luminosa. Carpe noctem!

Uma hora antes, a Lua tenta uma dança com MakeMake, mas falha, pois o planeta anão não quer atravessar a distância aparente, apesar dos dois estarem em perfeita sintonia numa das duas coordenadas celestes. Júpiter, fisicamente mais perto de MakeMake, também tenta o mesmo, em vão. Falha o nosso satélite, mas tenta de novo no dia seguinte. Desta vez é com o planeta anão Haumea, mas o azar a rodeia e outra vez pelo mesmo motivo.
Assim, apesar de ser a donzela Lua a fazer os convites para as danças, tanta rejeição a faz desistir e no dia 29 torna-se invisível escondendo-se no brilho solar.

Este é também o último rumor vindo de cima, a última valsa numa viagem por 62 crónicas. Termino com as palavras de Robbie Robertson (guitarra e voz): We love you all! Thank you!

 

Calendário Celeste (em breve)
25.11. 02:12 Lua em conjunção em ascensão reta com planeta anão MakeMake
25.11. 03:06 Lua em conjunção com Júpiter (1,4° NE)
25.11. 03:14 Vénus em conjunção em ascensão reta com Plutão (3,5° S)
25.11. 04:52 Júpiter em conjunção em ascensão reta com planeta anão MakeMake
26.11. 14:52 Lua em conjunção em ascensão reta com planeta anão Haumea
29.11. 12:18 Lua nova

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 4]