O espaço é um local frio e vazio, mas não tem necessariamente de ser solitário. Os planetas gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno têm dezenas de companheiros cada um.

É claro que a Terra tem a Lua, mas não só… há mais de 100 anos que a Terra tem desfrutado da companhia de um amigo fiel, nada menos do que um asteroide!

Créditos: Mark A. Garlick, Space-art.co.uk / University of Warwick / University of Cambridge.
Créditos: Mark A. Garlick, Space-art.co.uk / University of Warwick / University of Cambridge.

Este companheiro, que dá pelo nome de 2016 HO3, foi descoberto em abril. Enquanto orbita o Sol, o asteroide gira em torno da Terra como se estivesse a saltar ao eixo!

O pequeno asteroide não é propriamente considerado um satélite como a Lua, pois encontra-se muito distante da Terra. Mas é quase, daí ser considerado um “quasi-satélite”.

Ele orbita a Terra sem nunca se desviar muito, acompanhando-nos no nosso percurso em redor do Sol. Estima-se que esta relação fraterna com a Terra vá durar mais algumas centenas de anos.

Apesar desta proximidade, a distância entre ambos nunca é inferior a 38 vezes a distância entre a Terra e a Lua (14 milhões de quilómetros). Isto significa que o nosso companheiro cósmico não constitui uma ameaça para os seres humanos. Ufa! Que alívio!

Concurso Caça aos Asteroides

Em conjunto com o Observatório de Las Cumbres, foi criado um novo website que permite seguir a pista dos asteroides! Este website foi concebido para celebrar o Dia do Asteroide a 30 de julho de 2016. Aceita este desafio e junta-te a nós em: http://asteroidday.lcogt.net

Facto Curioso: Não sabemos qual é exatamente o tamanho deste asteroide, mas os cientistas pensam que não será maior do que um campo de futebol.

Link para a notícia original: http://www.spacescoop.org/1613

banner_space_scoop

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 3.3]