9.Set.- 15.Set.2016 (Portugal)

“…o ‘stor disse que no início do outono fazemos o Eratóstenes.”
“Fazem tosta de quê?”
“Só pensas em comida, pá. Eratóstenes, o nome dum fulano qualquer da Grécia.”
“E o que vão fazer com ele?”
“Medir o tamanho da Terra.”
“Então, toda gente sabe o tamanho. Porque medir outra vez?”
“Sei lá.”

“Como se faz isso?”
“Não percebi, ‘tava noutra quando o ‘stor explicou. Só sei que temos estar todos lá fora no campo de basquete ao meio dia.”
“Não acredito que se consegue medir o tamanho da Terra toda em cima de uma placa de betão pintada de verde e com linhas.”
“Pergunta a outro, pá. O ‘stor quer usar uma vara ou um pau com um metro de tamanho.”
“Ehehehe… a malta da tua turma vai medir a Terra metro por metro? Isso vai demorar um ‘cad.”
“Deve ser diferente. Não é só a minha turma. Fazemos isso junto com quase um milhar de outras escolas em todo o mundo, que fazem a mesma cena no mesmo dia e na mesma hora.”
“Coitados do outro lado do mundo.”
“Porquê?”
“Então, se todo o mundo faz isso na mesma hora e a tua turma tem de o fazer ao meio-dia… os do outro lado estão à meia-noite. Já viste, vir à escola a essa hora?”
“Yaah, é o que faltava. Eu ficava na cama. Talvez façam todos na altura do meio-dia deles.”

“Mas a sério… turmas de todo o mundo participam nisso? E falam com eles?”
“Já disse, ‘tava na minha e não prestei atenção. Acho, nós precisamos alguma coisa daquilo que as outras escolas no mundo fazem e eles precisam saber do nosso trabalho.”
“Já sei. Vão usar a internet e mandar uma mensagem dar a volta ao mundo através das escolas. Quando a mensagem chega de volta, basta ver o tempo que demorou, multiplicar esse com a velocidade da luz e já está… o tamanho da Terra.”
“Acho que não. Para que servia então o pau de um metro? De qualquer modo nem no campo de basquete, nem no recreio ao lado temos computador.”

“Então, vão medir o mundo com uma vara e juntamente com centenas de outras turmas? Que cena esquisita. A sério, para que nos arrastam para essas coisas?”
“Melhor do que estar sentado na aula e tentar apontar tudo o que o ‘stor ‘ta a falar. Nunca se sabe se aquilo não sai no teste.”
“Pois.”
“Ehhm, agora que penso nisso… é verdade, como se pode medir o tamanho da Terra com um bocado de madeira? Devia ter prestado atenção.”

Que tal medir a circunferência da Terra com um pauzinho? Ainda há vagas para preencher o mapa com turmas, grupos e clubes a participar nesta iniciativa global. Crédito: Google maps/GRM
Que tal medir a circunferência da Terra com um pauzinho? Ainda há vagas para preencher o mapa com turmas, grupos e clubes a participar nesta iniciativa global.
Crédito: Google maps/GRM

A experiência de Eratóstenes é a reconstituição de um ensaio histórico para medir a circunferência da Terra realizado há mais de 2200 anos, ou seja, antes da invenção do GPS ou da circum-navegação. A participação é livre. O ensaio convém ser realizado por turmas escolares, mas qualquer grupo coordenado pode participar.

Para este evento em particular, “Ellinogermaniki Agogi oferece uma bolsa de estudos para a Academia ISE Escola de Verão 2017 na Grécia (programa a ser anunciado em outubro de 2016), com todas as despesas cobertas. Os participantes podem ganhar esta bolsa de estudos através da participação no Concurso de Fotografia Eratóstenes.” – NUCLIO 9/9/16

É já no próximo de 22 de setembro. Quer saber como?
http://eratosthenes.ea.gr/en/content/experiment
Quer participar?
http://eratosthenes.ea.gr/en/content/registration
Quero lá saber!
http//tudo.menos.sobre.eratostadequeijones

Fenómenos da semana
09.9. 12:49 Lua em quarto crescente
09.9. 20:38 Cometa 81P Wild perto de Vénus (1,3°N mag.12.5, apenas fotográfico)
13.9. 00:39 Mercúrio em conjunção inferior

Contacto para as crónicas sobre a atualidade celeste: ceu@astronomia.pt

Classificação dos leitores
[Total: 4 Média: 4.8]