Esta nova imagem revela uma nebulosa chamada Gum 41, que é formada por hidrogénio, o gás mais comum do universo.

No meio desta nebulosa encontra-se uma grande quantidade de jovens, brilhantes e quentes estrelas. Ao emitirem luz com elevada energia, as estrelas fazem com que o hidrogénio brilhe com esta cor escarlate.

Crédito: ESO.
Crédito: ESO.

Muitas das imagens astronómicas mais famosas são de nebulosas muito coloridas, tal como esta. Nessas imagens as nuvens de gás parecem espessas e brilhantes, mas na realidade as imagens são enganadoras!

Se um ser humano viajasse numa nave espacial até Gum 41, muito provavelmente nem daria conta de que estava no seu interior! Estas nuvens espalham-se de uma forma tão ténue que se tornam demasiado débeis para poderem ser vistas pelo olho humano.

Elas são como um nevoeiro extremamente fino. Quando observado a alguns metros de distância, o nevoeiro parece uma barreira espessa, mas ao aproximarmo-nos parece dispersar-se e desaparecer – à medida que vamos penetrando, parece que nunca conseguimos alcançá-lo! Isto ajuda-nos a perceber a razão desta grande e brilhante nuvem só ter sido descoberta em 1951!

Facto Curioso: Nem sempre pode acreditar no que vê na TV; “Star Trek”, “Star Wars” e “BattleStar Galactica”, todas estas séries mostram naves espaciais que se escondem atrás de espessas nebulosas gasosas. Mas agora já sabe – estas nuvens não são um bom refúgio para uma nave espacial que está a tentar esconder-se!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1417

Classificação dos leitores
[Total: 4 Média: 3.5]