As supernovas são o espectacular final de vida das estrelas massivas. São explosões que produzem enormes quantidades de energia e podem ter um brilho tão intenso como uma inteira galáxia formada por milhares de milhões de estrelas!

Créditos: X-ray: NASA/CXC/Morehead State Univ/T.Pannuti et al.; Optical: DSS; Infrared: NASA/JPL-Caltech; Radio: NRAO/VLA/Argentinian Institut of Radioastronomy/G.Dubner

Estes eventos são muito importantes porque os restos da estrela destruída são lançados para o espaço. Este material irá formar novas estrelas, planetas e luas – de facto, qualquer um de nós é formado por material de supernova!

À medida que estas nuvens com restos de material da estrela (chamados de “remanescentes de supernova”) expandem, “varrem e recolhem” todo o material que encontram.

Esta imagem do espaço revela uma remanescente de supernova com 2200 anos que varre uma grande quantidade de material – o suficiente para fazer 45 sois! A imagem revela-nos a azul a remanescente de supernova e a cor de rosa a poeira cósmica.

A impressionante quantidade de material que esta remanescente varreu poderá ser a primeira pista de que algo de especial aconteceu a esta estrela antes de explodir. Outra pista prende-se com a temperatura da remanescente, que é invulgarmente elevada e continua a brilhar emitindo uma luz de elevada energia, chamada raios X. Passados 2200 anos desde a explosão da supernova, o gás e poeira “varridos” deveriam ter esfriado muito mais.

Terá de voltar a estas crónicas para conhecer um pouco mais dos capítulos deste mistério que os cientistas ainda se encontram a desvendar!

Facto Curioso: A última supernova observada na Via Láctea foi a estrela Kepler em 1604 (conhecida como SN 1604).

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: Chandra