Versão Portuguesa 🇵🇹English Version 🇬🇧

 

Helicóptero Ingenuity da NASA realiza com sucesso o seu primeiro voo

Esta segunda-feira, 19 de Abril de 2021, o Ingenuity Mars Helicopter da NASA fez história, ao realizar o primeiro voo controlado de um engenho motorizado em outro planeta. A equipa do Ingenuity do Jet Propulsion Laboratory confirmou o sucesso do voo após receber dados do helicóptero através do rover Perseverance da NASA às 10:46 UTC.

O Ingenuity Mars Helicopter da NASA obteve esta foto enquanto pairava sobre a superfície marciana, a 19 de abril de 2021, durante a primeira instância de voo controlado de um engenho motorizado em outro planeta. Usou a sua câmara de navegação, que rastreia o solo de forma autónoma durante o voo. Créditos: NASA/JPL-Caltech.

“Na longa e histórica tradição de projetos da NASA, o Ingenuity é o mais recente a atingir uma meta de exploração espacial antes considerada impossível,” disse Steve Jurczyk, administrador interino da NASA. “O X-15 foi um pioneiro do vaivém espacial. O Mars Pathfinder e o seu rover Sojourner também o foram para três gerações de rovers em Marte. Não sabemos exatamente aonde o Ingenuity nos levará, mas os resultados de hoje indicam que, pelo menos em Marte, o céu pode não ser o limite.”

O helicóptero movido a energia solar começou a decolagem às 7:34 UTC – 12:33 hora solar média local (hora de Marte) – a equipa determinou o horário tendo em conta as condições ideias de energia e voo do Ingenuity. Os dados do altímetro indicam que o Ingenuity subiu até a uma altitude máxima definida de 3 metros e se manteve em voo estacionário durante 30 segundos. Depois, desceu, voltando a tocar a superfície de Marte após um total de 39,1 segundos de voo. São esperados ainda detalhes adicionais sobre o teste.

A demonstração de voo inicial do Ingenuity foi autónoma – manobrada por sistemas de orientação, navegação e controlo a bordo que executaram algoritmos desenvolvidos pela equipa do JPL. Como os dados devem ser enviados para o Planeta Vermelho, e de lá recebidos, ao longo de centenas de milhões de quilómetros usando satélites em órbita e a Deep Space Network da NASA, o Ingenuity não pode ser pilotado com um joystick e seu voo não foi observado da Terra em tempo real.

Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA para Ciência, anunciou o nome do campo marciano no qual o voo teve lugar.

“Agora, 117 anos após os irmãos Wright terem realizado o primeiro voo no nosso planeta, o helicóptero Ingenuity da NASA conseguiu realizar este feito incrível noutro mundo,” disse Zurbuchen. “Embora estes dois momentos marcantes da história da aviação estejam separados no tempo, e por 278 milhões de quilómetros no espaço, ficarão para sempre ligados. Em homenagem aos dois inovadores fabricantes de bicicletas de Dayton, este “aeródromo”, que será o primeiro de muitos em outros planetas, ficará conhecido como Wright Brothers Field, em reconhecimento da criatividade e inovação que continuam a impulsionar a exploração.”

O piloto principal do Ingenuity, Håvard Grip, anunciou que a ICAO (International Civil Aviation Organization) – a agência de aviação civil das Nações Unidas – apresentou à NASA e à Administração Federal de Aviação a denominação oficial da ICAO IGY, indicativo da chamada INGENUITY.

Estes detalhes serão incluídos oficialmente na próxima edição da publicação da ICAO Designators for Aircraft Operating Agencies, Aeronautical Authorities and Services. O local do voo recebeu também a designação de local cerimonial JZRO para a Cratera Jezero.

O helicóptero Ingenuity da NASA realiza o seu primeiro voo. Créditos: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS.

Sendo um dos projetos de demonstração de tecnologia da NASA, o helicóptero Ingenuity, de 49 centímetros de altura, não contém instrumentos científicos dentro da sua fuselagem, que é do tamanho de uma caixa de lenços de papel. O objetivo deste helicóptero de 1,8 kg é demonstrar se a exploração futura do Planeta Vermelho pode incluir uma perspetiva aérea.

Este primeiro voo teve muitas incógnitas. Marte tem uma gravidade significativamente inferior – um terço – à da Terra, e uma atmosfera extremamente fina com apenas 1% de pressão à superfície em comparação com o nosso planeta. Isto significa que existem relativamente poucas moléculas de ar com as quais as duas pás do rotor de 1,2 metros de largura do Ingenuity podem interagir para conseguir voar. O helicóptero contém componentes únicos, bem como peças comerciais prontas a usar – muitas da indústria de smartphones – que foram pela primeira vez testados no espaço profundo com esta missão.

“O projeto Mars Helicopter passou de um estudo utópico para um conceito de engenharia viável, conseguindo o primeiro voo noutro planeta em pouco mais de seis anos,” disse Michael Watkins, diretor do JPL.“O facto de este projeto ter conseguido um marco histórico sem precedentes é testemunho da inovação e tenacidade da nossa equipa, aqui no JPL, bem como nos Centros de Investigação Langley e Ames da NASA e nos nossos parceiros da indústria.É um exemplo brilhante do tipo de impulso tecnológico que prospera no JPL e se encaixa bem nos objetivos de exploração da NASA.”

Estacionado a cerca de 64,3 metros de distância no Van Zyl Overlook durante o primeiro voo histórico do Ingenuity, o rover Perseverance atuou não apenas como transmissor de comunicações entre o helicóptero e a Terra, mas registando também as operações de voo com as suas câmaras. As imagens dos sensores Mastcam-Z e Navcam do rover irão fornecer dados adicionais sobre o voo do helicóptero.

Há muito tempo que estávamos a pensar ter o nosso momento irmãos Wright em Marte, e aqui está ele,” disse MiMi Aung, gestora de projeto do Ingenuity no JPL.“Vamos comemorar o sucesso e, logo depois, seguir o exemplo de Orville e Wilbur.A história mostra que eles voltaram ao trabalho para aprender o máximo possível sobre a sua nova aeronave – é também o que iremos fazer.”

O Perseverance pousou em Marte, levando consigo o Ingenuity, a 18 de fevereiro. Posicionado na superfície da Cratera Jezero a 3 de abril, o Ingenuity está atualmente no 16º sol (dia marciano) da sua janela de testes de voo de 30 sol (31 dias terrestres). Nos próximos três sols, a equipa do helicóptero receberá e analisará todos os dados e imagens do teste e elaborará um plano para o segundo voo de teste experimental, programado para uma data não anterior a 22 de abril. Se o helicóptero sobreviver ao segundo teste de voo, a equipa do Ingenuity irá considerar a melhor forma de expandir o perfil de voo.

 

Fonte da notícia: NASA

Tradução: Teresa Direitinho

 

NASA’s Ingenuity Mars Helicopter Succeeds in Historic First Flight

Monday, NASA’s Ingenuity Mars Helicopter became the first aircraft in history to make a powered, controlled flight on another planet. The Ingenuity team at the agency’s Jet Propulsion Laboratory in Southern California confirmed the flight succeeded after receiving data from the helicopter via NASA’s Perseverance Mars rover at 6:46 a.m. EDT (3:46 a.m. PDT).

NASA’s Ingenuity Mars Helicopter captured this shot as it hovered over the Martian surface on April 19, 2021, during the first instance of powered, controlled flight on another planet. It used its navigation camera, which autonomously tracks the ground during flight. Credits: NASA/JPL-Caltech.

“Ingenuity is the latest in a long and storied tradition of NASA projects achieving a space exploration goal once thought impossible,” said acting NASA Administrator Steve Jurczyk. “The X-15 was a pathfinder for the space shuttle. Mars Pathfinder and its Sojourner rover did the same for three generations of Mars rovers. We don’t know exactly where Ingenuity will lead us, but today’s results indicate the sky – at least on Mars – may not be the limit.” […] Read the original article at NASA.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]