Versão Portuguesa 🇵🇹English Version 🇬🇧

 

Prémio Nobel de Física 2020: buracos negros e o mais obscuro segredo da Via Láctea

Três laureados partilham este ano o Prémio Nobel de Física, pelas suas descobertas sobre um dos fenómenos mais exóticos do universo, o buraco negro. Roger Penrose mostrou que a teoria geral da relatividade leva à formação de buracos negros. Reinhard Genzel e Andrea Ghez descobriram que as órbitas das estrelas no centro da nossa galáxia são governadas por um objeto invisível e extremamente massivo, e a única explicação possível, até agora, é a existência de um buraco negro supermassivo central.

Os três laureados com o Prémio Nobel de Física 2020: Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez. Créditos: Ill. Niklas Elmehed. © Nobel Media.

Roger Penrose usou métodos matemáticos engenhosos para provar que os buracos negros são uma consequência direta da Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein. O próprio Einstein não acreditava que buracos negros (monstros massivos que capturam tudo que deles se aproxima e de onde nada pode escapar, nem mesmo a luz) existissem.

Em janeiro de 1965, dez anos após a morte de Einstein, Roger Penrose provou que os buracos negros se podem mesmo formar, descrevendo-os em detalhe; no fundo, os buracos negros escondem uma singularidade na qual cessam todas as leis conhecidas da natureza. O seu inovador artigo é ainda considerado a mais importante contribuição para a Teoria Geral da Relatividade, desde Einstein.

Reinhard Genzel e Andrea Ghez lideram dois grupos de astrónomos que, desde o início dos anos 1990, se concentram numa região do centro da nossa galáxia chamada Sagitário A*. As órbitas das estrelas mais brilhantes mais próximas do centro da Via Láctea foram mapeadas com precisão crescente. As medições realizadas pelos dois grupos estão em concordância, encontrando ambas um objeto invisível e extremamente massivo que exerce atração sobre o amontoado de estrelas, fazendo-as mover-se a uma velocidade vertiginosa. Cerca de quatro milhões de massas solares estão concentradas numa região que não é maior que o Sistema Solar.

Usando os maiores telescópios do mundo, Genzel e Ghez desenvolveram métodos para observar, através das enormes nuvens de gás interstelar e poeira, o centro da Via Láctea. Alargando os limites da tecnologia, refinaram novas técnicas para compensar as distorções causadas pela atmosfera da Terra, construindo instrumentos exclusivos e comprometendo-se em pesquisas de longo prazo. O seu trabalho pioneiro deu-nos a prova mais convincente da existência de um buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea.

“As descobertas dos laureados deste ano abriram novos caminhos no estudo de objetos compactos e supermassivos. Mas, sobre estes objetos exóticos, há ainda muitas questões em aberto que estimulam pesquisas futuras. Questões não apenas sobre a sua estrutura interna, mas também outras sobre, por exemplo, como testar a nossa teoria da gravidade em condições extremas nas imediações de um buraco negro,” disse David Haviland, presidente do Comité Nobel de Física.

Roger Penrose nasceu em 1931, em Colchester, Reino Unido. Doutoramento em 1957 pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Professor da Universidade de Oxford, Reino Unido.

Reinhard Genzel nasceu em 1952 em Bad Homburg vor der Höhe, Alemanha. Doutoramento em 1978 pela Universidade de Bona, Alemanha. Diretor do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, Garching, Alemanha e Professor da Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA.

Andrea Ghez, nasceu em 1965 em Nova Iorque, EUA. Doutoramento em 1992 pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), Pasadena, EUA. Professora da Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA.

 

Fonte da notícia: The Nobel Prize

Tradução: Teresa Direitinho

 

The Nobel Prize in Physics 2020: black holes and the Milky Way’s darkest secret

Three Laureates share this year’s Nobel Prize in Physics for their discoveries about one of the most exotic phenomena in the universe, the black hole. Roger Penrose showed that the general theory of relativity leads to the formation of black holes. Reinhard Genzel and Andrea Ghez discovered that an invisible and extremely heavy object governs the orbits of stars at the centre of our galaxy. A supermassive black hole is the only currently known explanation. […] Read the original article at The Nobel Prize.

Three Laureates shared the Nobel Prize in Physics 2020: Roger Penrose, Reinhard Genzel and Andrea Ghez. Créditos: Ill. Niklas Elmehed. © Nobel Media.

 

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]