Tanto astrónomos como público em geral anseiam por saber se há vida algures no Universo, para além da Terra. Foi agora anunciada uma importante descoberta que sugere que podem existir sinais de vida num vizinho próximo do nosso planeta.

Uma molécula especial

Uma equipa internacional de astrónomos anunciou a descoberta de uma molécula rara – a fosfina – nas nuvens de Vénus.

Crédito da imagem: ESO/M. Kornmesser/L. Calçada & NASA/JPL/Caltech

Esta excitante novidade pode ser um sinal da existência de vida no planeta!

Na Terra, esta molécula é normalmente criada por micróbios especiais, que preferem viver em ambientes sem oxigénio. Tal é raro, já que a maior parte dos seres vivos no nosso planeta precisam de oxigénio para sobreviver.

Há muito que os astrónomos se perguntam se as camadas superiores das nuvens de Vénus podem oferecer um lar a alguns micróbios. A essa altitude, os micro-organismos estão longe da infernal superfície do planeta.

Apesar de as temperaturas nesses níveis mais elevados das nuvens de Vénus serem mais agradáveis, à volta dos 30 ºC, o ambiente é fortemente ácido – o que o torna muito pouco confortável para quaisquer micróbios que aí possam tentar sobreviver.

O futuro: colaboração e exploração

A molécula foi detetada pela primeira vez através do Telescópio James Clerk Maxwell, no Havaí. A descoberta surpreendente foi depois confirmada pelo ALMA, no deserto do Atacama, no Chile.

A equipa responsável (que inclui uma cientista portuguesa) pensa que a sua descoberta é importante porque conseguiu eliminar da equação todas as formas conhecidas de produção inorgânica da fosfina. Contudo, os cientistas sabem perfeitamente que confirmar a existência de vida em Vénus vai exigir ainda muito trabalho. Isto quer dizer que ainda há muita investigação pela frente (com o correspondente número de descobertas extraordinárias à nossa espera)!

Facto curioso: Vénus é um dos mais brilhantes objetos no nosso céu. Mas nem sempre é visível, e só por curtos períodos: pouco antes do nascer do sol (a leste) ou logo a seguir ao pôr do sol (a oeste).

Este Space Scoop baseia-se em Comunicados de Imprensa de ESOALMA.

Space Scoop original (em inglês):