Cientistas do Instituto de Tecnologia de Rochester (RIT) descobriram um planeta massivo recém-nascido que está mais próximo da Terra do que qualquer outro com a mesma idade até hoje descoberto. Este jovem planeta gigante, que tem o nome de 2MASS 1155-7919 b, está localizado na Associação Epsilon Chamaeleontis e fica a apenas 330 anos-luz do Sistema Solar.

Ilustração de um planeta massivo a orbitar uma estrela jovem e fria. No caso do sistema descoberto pelos astrónomos do RIT, o planeta é 10 vezes mais massivo que Júpiter, e a sua órbita em torno da estrela hospedeira é quase 600 vezes a da Terra em torno do Sol. Créditos: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC-Caltech).

A descoberta, publicada nas Research Notes da American Astronomical Society, oferece aos investigadores um novo e interessante modo de estudar a formação dos gigantes gasosos.

“O objeto ténue e frio que encontrámos é muito jovem e tem apenas 10 vezes a massa de Júpiter, o que significa que provavelmente estamos a observar um planeta bebé, talvez ainda a meio da sua formação,” disse Annie Dickson-Vandervelde, estudante de doutoramento em astrofísica e tecnologia na West Columbia, S.C., e principal autora do artigo.

“Embora a missão Kepler e outras missões semelhantes tenham descoberto muitos outros planetas, quase todos são planetas mais velhos. Além disso, este é apenas o quarto ou quinto exemplo de um planeta gigante muito afastado da sua estrela mãe, e os teóricos estão a tentar explicar se estes planetas se formaram na região onde agora se encontram ou foram lá parar.”

Para esta descoberta, os cientistas usaram dados do observatório espacial Gaia. O planeta bebé gigante orbita uma estrela com apenas 5 milhões de anos, mil vezes mais jovem que o Sol, e a distância do planeta à estrela é 600 vezes a da Terra ao Sol.

Ainda não se percebe como é que este jovem planeta gigante pode estar a tão grande distância da sua estrela. Os autores esperam que os estudos de seguimento, de imagem e espectroscopia, possam ajudar a dar uma explicação.

Fonte da notícia: Phys.org

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]