Hoje tivemos um lançamento na China; um Longa Marcha 2C colocou em órbita mais alguns membros de uma constelação aparentemente destinada a acompanhar a movimentação de navios nos oceanos.

A caminho da ISS está uma cápsula Dragon com abastecimentos, que foi lançada ontem pela SpaceX. O primeiro andar do foguetão regressou à Terra sem problemas.

Temos hoje também a 37ª reunião do MEPAG (Mars Exploration Program Analysis Group), que pode ser acompanhada ao vivo através do Adobe Connect (depois de efectuado um registo).

Em 1969, os astronautas da Apollo 11 estavam nos primeiros dias da sua quarentena, mas ainda não tinham chegado a Houston. Cinquenta anos depois, a missão Indiana Chandrayaan 2 prossegue a sua viagem até à Lua.

1948: Fazem-se experiências com os primeiros mísseis. Nos EUA, um deles chega aos 112 km de altitude e fotografa a curvatura da Terra. Sim, a Terra é esférica, como já se sabia desde a Antiguidade.

1965: Os EUA ponderam a possibilidade de efectuar um voo circumlunar usando a cápsual Gemini. Mas a missão seria complexa, e exigiria vários lançamentos, e a ideia acaba por ser abandonada.

1971: Dia de lançamento da Apollo 15, a 4ª missão a levar seres humanos até à superfície lunar, e a primeira a utilizar o rover lunar. A tripulação era constituída por David Scott (comandante), Alfred Worden (piloto do módulo de comando) e James Irwin (piloto do módulo lunar); o primeiro e o último passaram quase três dias na Lua, durante os quais executaram três saídas para explorar os arredores do local de aterragem, num total de quase 19 horas. Trouxeram para a Terra cerca de 77 kg de amostras lunares. Foi nesta missão que David Scott replicou uma famosa experiência, deixando cair uma pena e um martelo em simultâneo, e verificando que atingiam o solo lunar ao mesmo tempo.

1972: A NASA atribui o contrato para construção do space shuttle à Rockwell. O primeiro voo estava a década e meia de distância…

2005: O space shuttle regressou ao espaço, com o lançamento do Discovery, mais de dois anos depois do acidente com o Columbia, que custou a vida a sete astronautas. A verdade é que também neste caso ocorreram alguns percalços semelhantes ao que se passara com o Columbia, e passou mais de um ano sem novo voo.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]