Lançamento na Rússia: um Proton vai partir de Baikonur, com um satélite de comunicações para colocar em órbita geoestacionária.

Em Houston, EUA, a sala de comando dos tempos das missões Apollo está a ser recuperada. Durante muito tempo foi possível visitá-la (já não das duas vezes que lá estive), e as coisas foram-se deteriorando. Agora foi decidido fazê-la retomar o ar que tinha nessa altura – com chávenas de café e velhos sistemas electrónicos e tudo.

1934: Nasceu Alexei Leonov. O cosmonauta soviético tornou-se o primeiro homem a efectuar uma EVA, ou passeio espacial, como era então conhecido. Foi a 18 de Março de 1965 que ele passou 12 minutos a flutuar no espaço, ligado à sua cápsula Voskhod 2 por um cabo…  e teve grandes dificuldades para voltar ao interior, porque o fato tinha inchado com a pressão interna. Fez parte do primeiro grupo de pilotos seleccionados para cosmonautas; era o designado para ser o primeiro soviético na Lua, antes do cancelamento do programa tripulado. Voltou ao espaço no comando da missão Soyuz-Apollo em 1975. Revelou possuir talento para a arte, e é autor de vários quadros sobre o espaço.

1963: Nasceu Helen Sharman. A primeira astronauta britânica, e também a primeira mulher a ir ao espaço que não era americana nem soviética.

1966: Os EUA lançaram a Surveyor 1, a primeira sonda automática do programa de estudo das propriedades da superfície lunar, em preparação para as missões tripuladas. Chegou à Lua poucos dias depois, e aterrou suavemente como previsto (foi a primeira tentativa amerciana de o conseguir).

1971: Partiu a caminho de Marte a Mariner 9, que viria a revelar as verdadeiras características da superfície do planeta vermelho. Foi a primeira sonda a entrar em órbita de outro planeta. Mostrou vulcões, calotes polares, canais secos… e descobriu o Valles Marineris.