Nomeação: os Emiratos Árabes Unidos escolheram um dos seus dois candidatos para uma viagem até à ISS em Setembro. Além disso, estão em negociações com os russos para adquirir um veículo Soyuz para uma missão futura com dois tripulantes…

Mais interessante: está a decorrer um processo de votação para a escolha do nome para um dos objectos ainda por nomear no Sistema Solar, o 2007 OR10. Este objecto da Cintura de Kuiper tem dimensões semelhantes a Caronte, o maior satélite de Plutão. Existem três possibilidades de voto: Gonggong, uma divindade chinesa; Holle, antiga deusa germânica; e Vili, irmão de Odin na mitologia nórdica. Para votar, é só ir aqui.

E mais um estudo que proclama ter descoberto indícios de possível vida em Marte num meteorito descoberto na Antártida. Neste caso, texturas minerais e materiais orgânicos que se associam normalmente à presença e actuação de micróbios. Não faltarão vozes a apontar argumentos contrários, por certo. O artigo foi publicado por um grupo húngaro, e pode ser obtido aqui.

1867: Nasceu Wilbur Wright. Quem? O mais velho dos irmãos Wright, os primeiros a fazer voar uma máquina de asa fixa motorizada e controlada pelo piloto. Noutras palavras: o avião. Claro que isso levanta alguma controvérsia, nomeadamente devido às demonstrações de Santos-Dumont na Europa, mas essas ocorreram quase três anos depois do primeiro voo dos americanos.

1946: Depois de transportado para os EUA todo o material capturado na Alemanha, tem lugar o primeiro ensaio de um míssil V2 em solo americano, no Novo México. Um grande passo a caminho do espaço, mas que só alcançou os 5.5 km de altitude.

1962: Na URSS, o Comité Central do PC emite um decreto que autoriza um programa de desenvolvimento de uma Soyuz para voo circum-lunar tripulado.

1964: A NASA pondera a admissão de cientistas no corpo de astronautas.

1972: Partiu para a Lua a Apollo 16. Penúltima missão do programa tripulado de exploração lunar, com Young, Duke e Mattingly como tripulantes.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]