Um dia sem grandes ocorrências… Aliás, nenhumas, em termos de lançamentos, ou mesmo de eventos históricos.

Vejamos então algumas questões das muitas que se debatem pelo mundo.

A NASA parece estar preocupada com a cultura interna de algumas empresas com quem estabeleceu contratos para lançamentos orbitais. Ao que parece, tudo terá tido início com uma entrevista de Elon Musk, na qual o homem forte da Space X aparecia a consumer substâncias que a NASA considera pouco recomendáveis. Vai daí, foi decidido proceder a uma revisão das normas e comportamentos nessa empresa. E na Boeing também – já agora…

Vale também a pena mencionar que a Space X (ou Elon Musk) resolveu rebaptizar o seu futuro sistema de lançamento pesado, o BFR, como Super Heavy (o primeiro andar) e Starship (a nave tripulada). Está tudo no nome…

Mais interessante, um mistério planetário: o dos sulcos na superfície de Phobos, satélite de Marte. Já foram aventadas algumas hipóteses para os explicar; pessoalmente, parece-me que a ideia de que tenham tido origem nos detritos ejectados por um grande impacto em Marte é a mais pertinente. Mas agora surgiu um novo estudo que recorre a modelos e simulações para mostrar que eles podem ter tido origem em material ejectado do próprio satélite, em consequência do impacto que criou a grande cratera Stickney. Bom, como costume dizer: não há testemunhas. Resta-nos tentar desvendar a história dos acontecimentos a partir dos indícios disponíveis. Juntemos portanto esta ideia às outras, e tentemos avaliá-la. Na medida do possível.

Os planos russos para o futuro incluem uma missão lunar na década de 30… Depois de construída uma estação orbital em torno do satélite, com carácter internacional. Uma ideia controversa, para dizer o mínimo. E que me parece que será ultrapassada pelas várias companhias privadas com planos espaciais. A menos que os estados tomem medidas para impedir a iniciativa privada de se expandir. Nas próximas décadas vai certamente surgir e ganhar muito relevo a especialidade espacial no campo da advocacia…

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]