De volta aos asteróides, aquelas coisas que de vez em quando aparecem sem aviso e nos fazem uma rasante cósmica (ou seja, passam a apenas umas centenas de milhares de quilómetros)… Para hoje, temos o 400796 Douglass, descoberto em 2010, e que recebeu o nome de um orador americano do século XIX, nascido na escravatura, e que se tornou conselheiro de presidentes; o 52301 Qumran, de 1991, que tomou o nome da região onde foram descobertos os Manuscritos do Mar Morto; o 6001 Thales, achado em 1988, que lembra o filósofo grego pré-socrático; e o 5000 IAU, baptizado em honra da União Astronómica Internacional, e que foi encontrado em 1987.

Passemos a outras marcas da História: há 160 anos, nascia Max Planck, físico alemão que recebeu o Prémio Nobel da Física em 1918 pela sua descoberta dos quanta de energia.

Em 1956, o exército americano sugere que um míssil pode ser usado para lançar um satélite… mas os americanos só o conseguiriam fazer dois anos depois. Mas em 1957 são revelados os planos para o avião espacial X15.

Em 1962 foi lançada a Ranger 4, que se tornou a primeira sonda americana a atingir a Lua (a mais de 9000 km/h…) – embora não tenha conseguido cumprir a missão de obter imagens da superfície.

Em 1965, a URSS procedeu ao lançamento do seu primeiro satélite de comunicações (ou pelo menos o primeiro a ser anunciado…), o Molniya 1. Dois anos depois, estava planeada uma complexa missão que envolvia o primeiro lançamento de uma Soyuz, tripulada por Komarov (o primeiro soviético a ir duas vezes ao espaço), seguido pelo lançamento da Soyuz 2, com três cosmonautas, dos quais dois fariam um passeio espacial para se transferirem para a Soyuz 1. As coisas correram mal. Eram conhecidas as deficiências da nova cápsula, mas a missão, a primeira depois da morte de Korolev (o responsável máximo pelo programa espacial soviético), foi levada a cabo por pressões políticas. Komarov morreu quando o pára-quedas falhou na aterragem.

E em 1968, uma tentativa de lançamento do foguetão lunar soviético, o L1, também não corre bem, embora não se passe nada de trágico. Continuando com os azares soviéticos neste dia, em 1971 foi a Soyuz 10 que não conseguiu acoplar com a Salyut 1 e teve que regressar à Terra.

Em 1972, por outro lado, a Apollo 16 chegou à Lua. Os astronautas dormiram já na superfície lunar e depois conduziram o rover lunar até uma cratera próxima.

Classificação dos leitores
[Total: 4 Média: 4.8]