12 Abril 2018
Temos hoje uns nomes curiosos entre os asteróides mais próximos da Terra. O 443 Photographica foi descoberto em 1899; o 52246 Donaldjohanson em 1981 – e celebra o paleoantropólogo que descobriu o fóssil de uma nossa antepassada, conhecida como Lucy; o 166614 Zsazsa, encontrado em 2002, homenageia a conhecida actriz Zsazsa Gabor… e nenhum dos seus nove maridos; já o 9937 Triceratops quase não precisa de explicação: trata-se daquele famoso dinossauro do Cretácico com três cornos e uma armadura em torno da cabela e pescoço – foi descoberto em 1988; e por fim o 1537 Transylvania foi descoberto em 1940… mas não por um vampiro.
Esta noite, de 11 para 12, é a Yuri’s Night, uma celebração festiva e global do primeiro voo orbital humano, que ocorreu em 1961. O dia 12 é o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado, por decisão da ONU em 2011; na Rússia é o Dia da Cosmonáutica, desde 1962.
Em 1981, a NASA procedeu ao lançamento da primeira missão espacial de um space shuttle, o Columbia, com John Young e Robert Crippen a bordo. Nessa altura, o taque externo ainda era pintado de branco. Esta missão de teste durou 54 horas. Vinte anos antes, Gagarin passou 108 minutos no espaço, completando uma órbita em torno da Terra. Foi mais um choque para os EUA, que levou o então presidente Kennedy a reconhecer a liderança soviética na corrida espacial (e a prometer inverter a situação, como acabou por acontecer).
Na URSS foram preparados três comunicados, um para o caso de sucesso, dois para o caso de as coisas correrem mal. Gagarin fez um voo totalmente automático, sem qualquer controlo sobre a cápsula; se tal se tornasse necessário, porém, ele tinha um envelope com a combinação que lhe permitiria desbloquear os comandos. Gagarin saltou de pára-quedas depois da reentrada atmosférica, o que foi negado pela URSS durante muitos anos. Depois da aterragem, o jovem major soviético foi submetido a um exame médico e a uma reunião para dissecar o voo, que durou até às 21.00. Deitou-se às 23.00, enquanto os outros cosmonautas e técnicos ficam a celebrar até trade na noite.
Um ano depois, a URSS anunciou que tinha planos para levar homens até à Lua. Em 1967 foi seleccionado o quarto grupo de cosmonautas, todos vindos da Força Aérea.
Em 2012, a Coreia do Norte fez a sua terceira tentativa de colocar um satélite em órbita. Desta vez permitiu à imprensa ocidental assistir ao lançamento e foi lesta a admitir o falhanço.
Por fim, uma notícia cá da terra: entre hoje e amanhã decorre em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, um workshop sobre estrelas de neutrões.
Leave a Reply