Superlua

Na noite de 1 para 2 ocorre mais uma Lua Cheia; desta vez, porém, essa fase coincide com uma aproximação da Lua à Terra na sua órbita, pelo que a dimensão da Lua no céu é maior do que o normal – razão por que estas ocorrências ganharam a designação de superluas. Apesar desse termo ter sido criado por um astrólogo, não existe nenhuma relação comprovada entre elas e a ocorrência de sismos ou erupções vulcânicas. A Lua também está mais brilhante, porque…

 

Terra no periélio

Tal como a Lua em torno da Terra, também o nosso planeta anda à roda do Sol numa trajectória elíptica, em que a distância entre os dois astros varia de forma contínua. Hoje, a Terra passa pelo ponto mais próximo do Sol. Mas está frio…? Pois, o calor está de férias no hemisfério sul. É só porque o eixo de rotação da Terra está inclinado. Já sabiam? Ainda bem, mas convém sempre repetir. Já agora, não acreditem nos bonecos habituais, a excentricidade da órbita terrestre aparece sempre enormemente exagerada. Este aqui é mais fidedigno, e a órbita da Terra (a vermelho) parece mesmo um círculo (a negro), não é? São só uns 5 milhões de km de diferença – o espaço é mesmo muito grande.

 

Outro astro, outro aniversário

Em 1920, nascia um pequenote que se veio a tornar muito conhecido. Como divulgador da ciência (escreveu livros sobre muitos… não, quase todos os temas), mas sobretudo como autor de ficção científica. Será porventura o escritor preferido de muita gente. No futuro talvez venha a ser o autor preferido dos robots… O seu nome? Isaac Asimov.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]