O NUCLIO é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2001 por astrónomos profissionais e amadores. Os seus objetivos são a divulgação e o ensino da Ciência, em particular da Astronomia e Astrofísica. Aliando investigadores ativos em vários domínios de ponta da Astrofísica Moderna, bem como experientes astrónomos amadores e professores dedicados, o NUCLIO pretende ser uma referência no meio que se dedica, em Portugal, a atividades de divulgação científica e formação de professores.

O Portal do Astrónomo nasceu no início de 2002 e desde essa data têm-se mantido online, com uma atividade mais ou menos intensa. Durante estes 13 anos, o Portal passou por várias alterações visuais e tecnológicas e acumulou também uma enorme quantidade de conteúdos.

Esta última encarnação do Portal do Astrónomo foi ativada no início de 2016 e representa uma mudança radical no visual e na organização do site. Para não perder o acesso a todos os conteúdos antigos, o site antigo continua ativo tendo mudado de nome para “Portal do Astrónomo Vintage“, sendo acessível através do Menu no fundo do novo site.