AVISO

Imagem do Dia

Há 28 anos atrás em Marte

Ditos

"Através do estudo da órbita de Marte ou vamos chegar aos segredos da astronomia ou para sempre permanecer na sua ignorância. "
- Johannes Kepler

Nuvens de gás no espaço interestelar

2006-04-13
SAAVIK: O problema com a nebulosa, Senhor, é que as descargas estáticas e o gás obscurecem os nossos dispositivos tácticos. A écran de visão não funcionará e os escudos serão inúteis.

Star Trek II: A ira do Khan (Star Trek II: The Wrath of Khan 1982)

Khan Noonien Singh (simplesmente Khan para os seus amigos) era no universo de Star Trek o último líder dos mutantes que motivaram as guerras eugenésicas no final do século XX. Depois de ter escapado do planeta onde tinha sido exilado e roubar o dispositivo Génesis, levou a sua nave até à nebulosa de Mutara onde foi morto após a destruição da nave Reliant em 2264.

A história só tem interesse para os aficionados da ficção científica. Contudo, para muitos espectadores que viram “Star Trek II: A ira do Khan” (“Star Trek II: The Wrath of Khan”, 1982) no cinema ou na televisão, este filme foi com certeza o primeiro contacto com a idéia de que há algo mais no espaço para além de estrelas e planetas: também há nuvens de gás e poeira que podem brilhar por elas próprias (como nebulosas de emissão), dispersar a luz de outras estrelas (nebulosas de reflexão) ou também obscurecendo áreas do céu (nebulosas escuras).

A batalha na Nebulosa de Mutara entre Khan e o Almirante Kirk comandando a Enterprise mostra, em algumas coisas (poucas), de forma realista as condições que existem numa nebulosa de emissão. Outras características, no entanto, foram exageradas, como só pode fazer o cinema, devido ao facto dos realizadores quererem reproduzir, no espaço, um confronto semelhante às tradicionais batalhas da Segunda Guerra. É claro que, embora visível desde a Terra, o gás é incrivelmente ténue, com densidades de poucas partículas por metro cúbico, e dificilmente pode impedir a visibilidade numa nave.

Quando as naves se aproximam podemos ver o gás a deslocar-se cobrindo tudo com um imenso velo enquanto fortes relâmpagos iluminam secções da nebulosa indicando descargas eléctricas, possivelmente no gás. Porem, este fenómeno não existe nestes objectos e foi introduzido por razões puramente cinematográficas. A nebulosa mostrava-se como um objecto gasoso de cor avermelhado e verde. Neste ponto os realizadores sim estiveram certos: as nebulosas são compostas por gás a muito pequena densidade, principalmente hidrogénio e hélio, que emitem nessas cores. Também há elementos mais pesados como azoto, carbono e oxigénio, mas em condições de densidade impossíveis de ter na Terra. Quando por exemplo o átomo de hidrogénio perde um electrão pela radiação de estrelas muito quentes, podem passar até 40000 anos antes de o recuperar! Quando o recupera produz-se um processo conhecido como recombinação pelo qual se emite luz. A luz que nós vemos tem as cores das emissões mais importantes: o vermelho corresponde ao hidrogénio e o verde ao oxigénio.

Tradução de Cristina Zurita.
Héctor Castañeda é astrónomo no Instituto de Astrofísica das Canárias e mantém um site internet com informação em castelhano.