AVISO

Imagem do Dia

Queda da cápsula Genesis

Ditos

"A melhor medida da honestidade de um homem não está na sua declaração de rendimentos. Está no ajuste do zero da sua balança."
- Arthur C. Clarke

As principais luas de Júpiter não serão obscurecidas… Nem mesmo por um eclipse!

2014-07-14

Créditos: NAOJ/JAXA/Tohoku University
As violentas e contínuas explosões nucleares que ocorrem no coração das estrelas originam o seu brilho. A maioria dos objetos no universo, tal como os oito planetas do sistema solar e as luas que os orbitam, só conseguem ser vistos porque refletem a luz das estrelas. Ocasionalmente, um evento raro ocorre e a luz do Sol é impedida de alcançar um objeto. Estes eventos são chamados de “eclipses”.

Designa-se por “eclipse solar” quando a Lua se interpõe entre o Sol e aTerra. e por “eclipse lunar” quando a Terra passa entre a Lua e o Sol projetando uma sombra que cobre a Lua.

O mesmo pode acontecer em qualquer planeta que tenha luas, apesar de tanto quanto sabemos, apenas na Terra existe vida para o testemunhar!

Durante um eclipse esperamos que a Lua ou luas fiquem escondidas na escuridão completa devido ao planeta bloquear a luz proveniente do Sol. Mas quando recentemente os astrónomos observaram as quatro principais luas de Júpiter (Io, Ganímedes, Calisto e Europa) a atravessarem a sombra do planeta, tal não se verificou.As luas tornaram-se mais ténues mas misteriosamente ainda mantinham algum brilho!

Tratou-se de uma surpresa para os astrónomos embora não seja algo incomum. O mesmo fenómeno acontece na Terra quando temos a sorte de vivenciar um eclipse lunar. A Lua escurece e adquire uma cor vermelho escuro mas não fica preta.

A razão da Lua parecer mudar de cor prende-se com o facto de existirem poeiras na atmosfera da Terra que funcionam como um prisma e refratam ou desviam a luz que atinge a Lua. O mesmo acontece às luas de Júpiter pois o planeta tem uma atmosfera altamente nublada!

Facto Curioso: Na realidade, Júpiter é 100% atmosfera e não tem qualquer tipo de superfície sólida! No entanto o seu núcleo pode ser suficientemente denso para que os gases se condensem no estado líquido.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: NAOJ