AVISO

Imagem do Dia


Queda da cápsula Genesis

Ditos

"A minha religião consiste numa humilde admiração pelo espírito superior ilimitado que se revela nos pequenos detalhes que podemos perceber com as nossas frágeis e débeis mentes."
- Albert Einstein


É uma Armadilha!

2013-06-11

Créditos: ESO/L. Calçada
Sabemos que o universo está cheio de planetas. Foram já descobertos quase mil mundos alienígenas a orbitar estrelas distantes. O que ainda não compreendemos é como se formam. Sabemos que as estrelas jovens estão frequentemente rodeadas por anéis de poeira, como o desta imagem. Mas de que forma os pequenos grãos de poeira a circular nos discos à volta das estrelas jovens, crescem aumentando de tamanho, convertendo-se em cascalho e cometas e finalmente em planetas gigantes, rochosos como o em que vivemos? Este é um mistério que o telescópio ALMA está a tentar resolver.

De acordo com as nossas ideias atuais de formação de planetas, o mistério reside em saber como sobrevivem os grãos de maior tamanho. Os fragmentos de rocha de maiores dimensões devem chocar entre si a grandes velocidades, o que significa que devem destruir-se formando fragmentos pequenos e voltando à “estaca zero”. Quando isto não acontece os grãos maiores “submergem” até à sua estrela progenitora sem hipótese de crescer mais, tal como uma pedra pesada a afundar-se em areias movediças.

A poeira necessita de algum tipo de refúgio onde possa crescer de forma segura, até que os fragmentos sejam suficientemente grandes para sobreviver por si próprios. Pode ver este processo a ocorrer num interessante vídeo de animação aqui. Até agora estas “armadilhas de poeira” nunca tinham sido observadas, mas os astrónomos finalmente conseguiram captar uma com a câmara!

Nienke van der Marel uma astrónoma que trabalha no observatório de Leiden na Holanda que colaborou nesta descoberta refere: “ parece que estamos a ver uma espécie fábrica de cometas. Nesta armadilha de poeira as partículas podem crescer até alcançar dimensões de alguns quilómetros!

Facto Curioso: Uma das grandes surpresas desta descoberta foi a forma da armadilha de poeira. Em vez do anel que os astrónomos esperavam ver, encontraram a forma muito clara de um cajú!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do ESO : http://www.eso.org/public/portugal/news/eso1325/

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1342/