AVISO

Imagem do Dia

Queda da cápsula Genesis

Ditos

"A minha religião consiste numa humilde admiração pelo espírito superior ilimitado que se revela nos pequenos detalhes que podemos perceber com as nossas frágeis e débeis mentes."
- Albert Einstein

Uma ideia brilhante para estudar planetas “obscuros”

2012-06-27

Créditos:ESO/L. Calçada
Os astrónomos usaram uma nova técnica para ver a fraca luz refletida por um planeta que está a orbitar uma estrela distante. Isto é incrível, porque os planetas são muito menos brilhantes que estrelas e geralmente são abafados pela sua luz. (É como tentar ver um brinquedo fluorescente num quarto iluminado).

Atualmente, já foram encontrados quase 800 exo-planetas (nome que os astrónomos chamam aos planetas que estão fora do nosso sistema Solar). Como refletem uma luz muito fraca e estão muito distantes a grande maioria não foi descoberta diretamente através de um telescópio. Em vez disso, os astrónomos encontraram-nos procurando algumas pistas reveladoras. A perda de brilho da luz da estrela quando o exo-planeta passa à sua frente, ou a sua oscilação devido à atração gravitacional do exo-planeta foram algumas delas.

Os astrónomos, podem retirar muita informação sobre os exo-planetas que se movem à frente das suas estrelas. Isso ocorre porque a luz das estrelas atravessa a atmosfera dos exo- planetas no seu caminho até à Terra. Através da luz da estrela os astrónomos recebem uma mensagem que lhes dá informação sobre a atmosfera escondida do exo-planeta. No entanto, há um problema: planetas que passam em frente das suas estrelas são raros, pois exige um perfeito alinhamento entre a estrela distante, o exo-planeta e a Terra.

Mas agora os astrónomos descobriram uma nova técnica inteligente em que é possível “apanhar” a luz fraca de um exo-planeta, sem ser eclipsada pela luz da estrela. E ao contrário da mão-cheia de exo-planetas que foram fotografados antes, os astrónomos podem usar este novo método para estudar a luz de exo-planetas. Isso significa que podem aprender sobre as suas atmosferas e como é o ambiente em muitos destes mundos distantes!

Facto Curioso: Se um alienígena observasse o nosso sistema solar, a Terra seria 10 mil milhões (10,000,000,000) de vezes menos brilhante do que o Sol!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa da ESO : http://www.eso.org/public/portugal/news/eso1227/