AVISO

Ditos

"Não se pode comprovar uma teoria, apenas se pode demonstrar que está errada. Uma teoria passa a científica expondo-se a si própria à possibilidade de ser refutada. "
- Karl Popper

Da ficção científica para os factos científicos!

2012-02-27

Créditos: ESO/MPE/Marc Schartmann
Provavelmente estará a pensar que fotografia é esta! Ao contrário de muitas das maravilhosas fotografias que o Space Scoop vos trás, esta foto é uma ilustração artística desenhada em computador.

Esta foto não é produto da imaginação artística. Em vez disso, estes artistas trabalham com os astrónomos para desenhar com precisão objectos do espaço que não conseguimos fotografar. Por exemplo, as linhas azuis na imagem mostram o caminho seguido pelas estrelas nas suas órbitas. (Tal como os planetas as estrelas movem-se em órbitas elípticas). Como é óbvio as linhas azuis não existem no espaço, como se fossem sinalização de uma estrada, mas um artista pode desenhá-las. Por outro lado, a linha vermelha mostra o caminho onde se movimenta uma enorme nuvem de gás.

Mas o que o que são estas estrelas e nuvens de gás que orbitam em torno? Esta é a razão por trás desta fotografia: junto ao centro da foto existe um objecto invisível chamado de buraco negro. Estes objectos são invisíveis porque sugam qualquer coisa que se aproxime - incluindo luz! Os astrónomos sabem que alguns buracos negros são gigantes (chamados de buracos negros super-maciços) e existe um no centro da maioria das galáxias.

Usando um telescópio chamado VLT (Very Large Telescope) que se encontra no Chile - América do Sul, os astrónomos descobriram recentemente pela primeira vez uma nuvem de gás acelerando para o buraco negro super-maciço no centro da nossa galáxia. A fotografia artística mostra o que os astrónomos pensam que acontecerá em 2021.

Segundo o astrónomo Stefan Gillessen “Na ficção científica é familiar a ideia de um astronauta perto de um buraco negro, a ser esticado até se parecer com esparguete. Mas agora, podemos ver isso acontecer na realidade com a descoberta desta nuvem.” Veja agora este fabuloso vídeo que simula como a nuvem de gás irá ser engolida nas próximas décadas. Clique aqui.

Facto curioso: A nuvem de gás desenhada nesta imagem é várias vezes mais pesada que a Terra! É uma gigantesca bola de gás!

Este Space Scop é baseado nos relatórios de imprensa da ESO : http://www.eso.org/public/news/eso1151/