AVISO

Ditos

"Tudo o que é realmente grandioso e inspirador é criado por indivíduos que conseguem trabalhar em liberdade."
- Albert Einstein, 'Out of My Later Years,' 1950

Um rosto "fantasmagórico" no espaço

2012-02-07

Creditos: ESO
Alguma vez ao olhar para o céu, viu nas nuvens formas de objectos, animais ou pessoas? Bem os astrónomos fazem o mesmo no céu nocturno.

Esta nova foto mostra-nos uma nuvem de gás e poeira no espaço, a que chamamos de nebulosa. Dentro das nebulosas “nascem” estrelas, por isso também são chamadas de regiões de formação de estrelas. Estas “estrelas bebés” são muito quentes e produzem um gás extremamente brilhante, o que significa que o podemos ver através dos telescópios.

Algumas destas nebulosas têm nomes de objectos com as quais são semelhantes, é o caso da Nebulosa do Cavalo Mas consegue ver na imagem em cima a razão porque esta nebulosa é chamada de Gabriela Mistral? Aqui vai uma pista: clique aqui para ver a foto ampliada. Agora olhe atentamente para a extremidade direita, junto à zona cor-de-rosa pálida. O que vê? Consegue ver o contorno de uma face humana? Os astrónomos pensam que é muito semelhante ao rosto de uma famosa poetisa chilena chamada Gabriela Mistral. Aqui pode comparar a nebulosa com o rosto da poetisa. É assustador!

Facto curioso : A ligação entre a poetisa a astronomia é ainda mais forte. Gabriela Mistral nasceu numa região do Chile que acolhe alguns dos grandes telescópios.

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1207/