AVISO

Imagem do Dia

Queda da cápsula Genesis

Ditos

"Se você fosse um verdadeiro seguidor da verdade, seria necessário que pelo menos uma vez na vida você duvidasse, tanto quanto possível, de todas as coisas."
- René Descartes

Exoplanetas radicais

2011-09-21
Alguns locais na Terra são extremos: os pólos Norte e Sul com as suas baixas temperaturas, o fundo do oceano onde a luz do Sol não chega, e dentro de vulcões extremamente quentes. Mas nenhum destes locais se compara às condições adversas encontradas em alguns planetas no nosso Universo.

Imagem de artista do planeta radical, banhado pelos raios-x da sua estrela. Créditos: NASA/CXC/M.Weiss.
Por exemplo, ao observar com um telescópio de raios-x chamado Chandra, astrónomos descobriram recentemente um planeta distante a receber grandes quantidades de raios-x provenientes da estrela em torno da qual orbita. Essa radiação é 100.000 vezes mais intensa do que a recebida pela Terra, proveniente da estrela mais próxima, o Sol!

Como esse planeta foi descoberto fora do Sistema Solar, é chamado de planeta extra-solar ou de forma abreviada exoplaneta. Este exoplaneta tem uma grande massa – cerca de 3 vezes mais massa do que Júpiter, ou 1000 vezes mais do que a Terra. Além disso, o planeta está muito mais perto da sua estrela do que a Terra com relação ao Sol, uma região que o coloca na linha de fogo da intensa emissão de raios-x.

De forma a conhecer melhor este exoplaneta, os astrónomos combinaram observações feita com o Chandra, um satélite em órbita da Terra, com outras feitas pelo “Very Large Telescope” (Telescópio Muito Grande), localizado em terra, no Chile. Ao faze-lo, os astrónomos descobriram que os raios-x estão a destruir cerca de 5 milhões de toneladas de matéria do planeta a cada segundo. O astrónomo Sebastian Schroeter fez o seguinte comentário: “ Este planeta está a ser completamente frito pela sua estrela.”

//Factos Interessantes// Formas de vida, como por exemplo bactérias, que conseguem sobreviver em ambientes extremos na Terra recebem o nome de extremófilos. Será que podemos encontrar no Universo extremófilos alienígenas vivendo em ambientes ainda mais inóspitos?

Fonte da noticia: http://www.unawe.org/kids/unawe1127/