Versão Portuguesa 🇵🇹English version 🇬🇧

 

O primeiro atlas de bolso de Marte

Foi publicado um atlas de bolso de Marte que usa técnicas geográficas desenvolvidas para mapas terrestres para revelar uma série de informações sobre a superfície do planeta vermelho, bem como sobre o seu clima e camada de nuvens. O atlas foi apresentado esta semana, na 52ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária.

Mapa meteorológico do hemisfério ocidental de Marte, do Pocket Atlas of Mars 36. Créditos: Forget et al/Mars Climate Database 5.3 LMD/OU/IAA/ESA/CNES/NASA/JPL/Malin Space Science Systems/H. Hargitai.

O atlas, com 84 páginas, está atualmente disponível em inglês, húngaro e checo, e estará disponível em formato digital ainda este ano. Foi desenvolvido para ser usado em escolas e clubes e de astronomia, e financiado pela Europlanet Society através do seu Central European Hub.

A principal parte do atlas consiste numa série de páginas duplas mostrando cada um dos 30 quadrantes cartográficos nos quais o US Geological Survey dividiu a superfície de Marte. As formas de relevo criadas pela lava, vento, água e gelo são apresentadas separadamente num mapa de base topográfica, destacando características como campos de dunas, picos de montanhas, caldeiras vulcânicas, cavernas, antigos lagos e deltas secos e linhas de falha.

Pela primeira vez, são incluídos num atlas de Marte mapas climáticos, que mostram 13 zonas climáticas com limites definidos pela combinação de dados sazonais de temperatura e formação de gelo. Uma série de diagramas climáticos mostram a variação da temperatura ao longo do ano marciano para cada uma das zonas. E há também um mapa meteorológico que mostra a temperatura ao nível do solo em todo o hemisfério ocidental de Marte nos dois solstícios anuais.

O atlas inclui ainda um mapa de albedo, obtido através de dados da Mars Express e da Mars Global Surveyor, que mostra a quantidade de luz solar refletida pela superfície, as regiões frequentemente cobertas de nuvens e a área máxima coberta pelos limites sazonais de dióxido de carbono gelado e gelo de água nos polos marcianos.

“Os mapas do atlas são editados manualmente, usando dados precisos de missões e modelos. Há décadas que são usados em atlas terrestres mapas temáticos que revelam padrões na geografia física, mas esta é a primeira vez que estão disponíveis num atlas de Marte. A publicação desta edição é o culminar de trabalhos de mapeamento realizados nas últimas duas décadas. O atlas também inclui um calendário de uma página para o ano 36 de Marte, cobrindo o período de fevereiro de 2021 a dezembro de 2022, que explica as etapas nas mudanças sazonais no planeta,” disse Henrik Hargitai, da Universidade Eötvös Loránd de Budapeste e ex-presidente da Comissão de Cartografia Planetária da Associação Cartográfica Internacional.

Mapa de Albedo do Pocket Atlas of Mars 36. Créditos: NASA/JPL/ASU/ESA/H. Hargitai.

 

Dupla página do mapa temático da região de Tharsis de Marte (Mars Chart 09) do Pocket Atlas of Mars 36. A escala do mapa é 1cm = 107 km. Créditos: NASA/JPL/GSFC/ESA/DLR/FU/H. Hargitai.

 

Dupla página do mapa temático da região de Iapygia de Marte (Mars Chart 21) do Pocket Atlas of Mars 36. A escala do mapa é 1cm = 106 km. Créditos: NASA/JPL/GSFC/ESA/DLR/FU/H. Hargitai.

Os planos futuros incluem a introdução no atlas de mapas temáticos que mostrem em detalhes regiões de interesse, e também atividades, com base no atlas, para educadores. Além de ser uma ferramenta de divulgação e educação, este tipo de mapa com vários temas pode ser muito valioso para a comunidade científica no que diz respeito à interpretação da evolução geológica de Marte, estimando se uma determinada área poderá ter albergado vida ou identificando recursos in situ para dar apoio a futuras missões de exploração humana.

Fonte da notícia: Europlanet

Tradução: Teresa Direitinho

 

A Pocket Guide to Mars

A pocket atlas of Mars has been published that uses geographic techniques developed for terrestrial maps to reveal a wealth of information about the surface of the Red Planet, as well as its climate and cloud cover. The atlas is being presented this week at the 52nd Lunar and Planetary Science Conference.

Weather map of western hemisphere of Mars from the Pocket Atlas of Mars 36. Credit: Forget et al/Mars Climate Database 5.3 LMD/OU/IAA/ESA/CNES/NASA/JPL/Malin Space Science Systems/H. Hargitai.

 

The 84-page atlas is currently available in English, Hungarian and Czech, and will be available in a digital format later this year. The atlas, which has been developed for use in astronomy clubs and schools, was funded by the Europlanet Society through its Central European Hub.

[…] Read the original article at Europlanet.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]