Em comparação connosco ou com qualquer coisa que possamos construir na Terra, muitos dos objetos cósmicos são enormes. Mas alguns deles são tão grandes que é realmente difícil imaginar as suas dimensões.

O Telescópio Espacial Hubble obteve esta imagem de uma vasta – e majestosa – galáxia espiral.

A galáxia em causa tem a designação UGC 2885, e pode muito bem vir a revelar-se como a maior na região local do Universo. É 2,5 vezes maior do que a Via Láctea, e contém cerca de 10 vezes mais estrelas.

Apesar do seu tamanho gigantesco, os investigadores chamam-lhe um ‘gigante tranquilo’, porque parece ter-se mantido calma e longe de confusões nos últimos milhares de milhões de anos. Esta galáxia consome lentamente gás e poeira do espaço ao seu redor, como se estivesse a chupar uma bebida por uma palhinha, e assim vai crescendo, a pouco e pouco.

Os cientistas ainda estão a tentar compreender como é que esta galáxia alcançou estas dimensões monstruosas. Uma possível pista tem a ver com o facto de ela estar praticamente isolada no espaço. Não existem nas suas proximidades outras galáxias com as quais possa chocar ou que possam perturbá-la e afetar a sua forma.

 

Facto curioso: A estrela que, nesta imagem, brilha fortemente no lado esquerdo da galáxia não faz parte dela. Apesar de estar longe, está ainda assim uns incríveis 232 milhões de anos-luz mais perto de nós do que a monstruosa e longínqua galáxia que ocupa o mesmo campo de visão.

 

Crédito da imagem: NASA, ESA, e B. Holwerda (University of Louisville)

 

Este Space Scoop baseia-se num Comunicado de Imprensa da ESA.

 

Space Scoop original (em inglês): http://www.spacescoop.org/en/scoops/2001/a-gentle-giant/

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]