Professores de cinco países embarcaram numa nova aventura de Astronomia nas Canárias
De 15 a 19 de julho de 2019, a sede do IAC – Instituto de Astrofísica das Canárias e a Universidade de La Laguna estão a receber o V Curso Internacional de Verão “Astronomy Adventures in Canary Islands”, cujo objetivo é transmitir a professores do ensino secundário conhecimentos e recursos relacionados com a Astronomia que possam ser usados em sala de aula, contribuindo assim para um ensino científico e tecnológico mais prático e estimulante para os alunos.
Nesta edição, o tema é The Message of Light (A Mensagem da Luz), que é o mote de palestras e oficinas altamente participativas. Durante o curso, os professores ficam a saber as importantes implicações que a luz tem para o nosso conhecimento do Universo, através de métodos de aprendizagem ativos com base em experiências, de trabalho de grupo e com uma abordagem multidisciplinar. A formação também inclui o uso de várias ferramentas e tecnologias educativas, como telescópios robóticos, laboratórios on-line e acesso a bases de dados de arquivos científicos. No programa, estão também incluídas uma visita de formação ao Observatório Teide (Tenerife) e uma visita opcional ao Observatório Roque de los Muchachos (La Palma).
Frequentam o curso 30 professores, de Espanha, Portugal, Reino Unido, Itália e Estados Unidos. Nayra Rodríguez, astrofísica e divulgadora do IAC, que coordena este curso, salientou: “é um verdadeiro prazer para nós, organizadores, receber todos os anos grupos de professores tão motivados e entusiasmados pela Astronomia e pela ciência em geral, desejosos por descobrir novos métodos e ferramentas para estimular o pensamento crítico dos seus alunos”. O caráter internacional do curso, que é dado em inglês, é outra de suas atrações. “Esta formação oferece aos participantes uma excelente oportunidade de estabelecerem vínculos com centros educativos de outros países, o que favorece colaborações futuras para o desenvolvimento de projetos conjuntos e de intercâmbios,” explicou a coordenadora.
O curso é organizado pelo IAC, através do Projeto Educativo com Telescópios Robóticos (PETeR), e é realizado em colaboração com o NUCLIO – Núcleo Interactivo em Astronomia (Portugal), o Projeto do Telescópio Faulkes (Universidade de Cardiff, Reino Unido), o National Schools Observatory (Liverpool John Moores University, Reino Unido) e a Iniciativa Educativa CESAR (ESA, ISDEFE; Espanha), todos instituições e projetos destinados a promover carreiras científico-tecnológicas entre estudantes e jovens em geral, através da Astronomia-Astrofísica e áreas relacionadas.
Para Rosa Doran, presidente do NUCLIO: “ter a oportunidade de estar com este grupo de professores motivados e apoiá-los na importante missão que têm nas mãos é um verdadeiro privilégio. A beleza da Astronomia e a emoção da descoberta científica será transmitida aos seus alunos a partir de setembro. O seu Universo nunca mais será o mesmo”.
Beatriz González, coordenadora da equipa de desenvolvimento de casos científicos da iniciativa CESAR, explica que “a equipa do CESAR está feliz em colaborar com esta aventura mítica e apaixonante do IAC, que permite aos professores usar dados científicos dos telescópios mais importantes do IAC e de missões da Agência Espacial Europeia”.
Fonte da notícia: IAC
Leave a Reply