Está prevista para hoje a queda da Tiangong 2, a pequena estação orbital chinesa que está em órbita desde 2016, e que foi usada para a mais extensa missão espacial tripulada chinesa, nesse mesmo ano. Prevê-se a quase completa destruição da estação na reentrada atmosférica, mas é possível que alguns fragmentos atinjam uma área do Pacífico Sul. As baleias têm que olhar para cima…

Em Moscovo termina uma simulação de missão espacial com uma tripulação mista, composta por seis pessoas, e que durou quatro meses.

Nos EUA, são hoje lançados selos comemorativos da chegada à Lua.

Por falar nisso… Não se pode perder hoje a excelente animação da google, com voz de Michael Collins. Perdoa-se o “base tranquila”, perante os belos desenhos.

E há 50 anos: ao início do dia, a Apollo 11 atingiu o ponto em que as atracções gravíticas da Terra e da Lua se equilibravam; mais tarde, foi realizada uma manobra de inserção em órbita lunar, em que o motor funcionou durante alguns minutos; seguiu-se outra manobra, para tornar a órbita circular, em que o motor funcionou apenas durante breves segundos. Os astronautas observaram um fenómeno luminoso na superfície lunar, perto da cratera Aristarco. Ao fim do dia, Aldrin foi ao módulo lunar para iniciar verificações e preparações para a descida até à superfície.

1985: A NASA anuncia a selecção de uma professora para ir ao espaço num voo do space shuttle. O programa Teacher in Space teve mais de 11000 candidatos. Christa McAuliffe é a escolhida. Partiu para sempre no Challenger, a 28 de Janeiro de 1986, mas nunca será esquecida.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]