Uns dias depois da Terra, hoje é o hemisfério norte de Marte que entra na Primavera… à marciana, claro – mas evidentemente definida pelos pequenos seres bipedes e multicolores do terceiro planeta. Talvez um dia, quando os seus descendentes se puderem considerar verdadeiros marcianos, alguém resolva redefinir as fases do ano no planeta vermelho, de forma a fazerem mais sentido para eles. Talvez.

1749: Nasceu Pierre-Simon Laplace, um dos grandes nomes da ciência. Para lá das suas contribuições na matemática e na física (além da carreira política), reviu e consolidou a teoria nebular para explicar a origem do Sistems Solar, antes proposta por Kant.

1840: Draper obteve a primeira imagem fotográfica da Lua.

1912: Nasceu Wernher von Braun. Um nome incontornável na história da exploração espacial, por muito controverso que seja devido ao seu papel no esforço militar nazi durante a II Guerra Mundial. Esteve profundamente envolvido no desenvolvimento do míssil V2, que depois se tornou a base dos primeiros mísseis americanos e soviéticos, e da sua evolução para lançadores de missões espaciais. Nos EUA assumiu uma posição central no programa espacial que levou à conquista da Lua.

1939: Hitler faz uma visita às instalações onde se desenvolvem os foguetões de guerra alemães, mas entra mudo e sai (quase) calado. Não revela o entusiasmo esperado, e as coisas continuam como antes. Felizmente para o futuro da Europa.

1961: Em Moscovo, durante uma simulação em câmara fechada, com uma atmosfera rica em oxigénio, declara-se um incêndio. Valentin Bondarenko, piloto soviético em treino para cosmonauta, sofre queimaduras que se revelam fatais. O acidente e a existência de Bondarenko são mantidos em segredo até 1980 – e os americanos sofrem um acidente semelhante daí a poucos anos.

1965: Foi lançada a primeira missão tripulada do programa Gemini. Grissom e Young cumpriram três órbitas em pouco menos de cinco horas. Depois dos problemas que teve quando da amaragem na sua missão Mercury, Grissom deu à cápsula o nome Molly Brown, uma referência a uma sobrevivente do naufrágio do Titanic… ao que parece, a NASA não apreciou a piada. Young foi o primeiro astronauta que não pertencia ao grupo original. Grissom pereceu no incêndio da Apollo 1, que poderia talvez não ter acontecido se a sorte de Bondarenko fosse conhecida no ociedente.

2001: A estação orbital Mir, já desactivada há algum tempo, reentrou na atmosfera terrestre e foi destruída. Tinha passado mais de 15 anos em órbita, e fora ocupada durante mais de 4500 dias, com visitas soviéticas e de muitos astronautas de outras origens, depois do fim da URSS. A ISS estava já em construção. Circularam rumores de que a Mir poderia ser comprada por interesses privados, mas não se concretizaram.

2012: O terceiro ATV, cápsula de carga desenvolvida pela ESA, foi lançado com abastecimentos para a ISS, onde chegaria ao fim de cinco dias.

2016: Foi a vez de outra cápsula de carga seguir para a ISS. Neste caso, uma Cygnus americana.

Para concluir, outra efeméride do dia 23 de Março, sem relevância directa para o espaço, mas que constitui um episódio marcante na história da ciência: em 1989, uma equipa de investigadores anunciou que tinha conseguido produzir a fusão nuclear à temperatura ambiente, com um dispositivo simples. A celeuma que se levantou acabou com o descrédito da ideia (que tinha muitos antecedentes). E até hoje continuamos à espera do momento em que a fusão nuclear cumpra a promessa de energia ilimitada, limpa e barata…

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]