Hoje começa a Primavera no hemisfério norte desta pequena bola azul. O dia terá portanto exactamente 12 horas. O equinócio acontece às 21.58. Debaixo de uma Lua cheia (cujo momento exacto é às 01.43 da madrugada).

O asteróide Bennu é o tema de vários artigos científicos publicados por estes dias; além disso, muitas das novidades estão a ser apresentadas no LPSC, o maior congresso mundial da comunidade planetária, que está a decorrer esta semana em Houston, no Texas. A superfície é muito rica em fragmentos rochosos, o que torna difícil a recolha de amostras de partículas mais pequenas; e existem minerais que atestam o papel da água no passado longínquo do material que o constitui.

Mas também há novidades sobre o Ryugu, outro asteróide, mas este estudado pela sonda japonesa Hayabusa 2. Neste caso, a notícia é a ausência da água – apesar de haver pontos comuns entre os dois asteróides (a cor escura, a constituição de material solto…), eles revelam-se diferentes, como seria de esperar.

Entretanto, desenham-se planos para uma verdadeira missão conjunta a Vénus. Sobretudo russa e americana, mas com importantes contribuições europeias e japonesas. Para já, a data prevista é 2027.

E na ISS testa-se um revestimento rico em prata que é aplicado em superficies de contacto frequente, e que reduz grandemente o número de bactérias presentes – as quais, no ambiente duro da estação, podem evoluir para estirpes multi-resistentes que se tornem verdadeiras ameaças.

1958: Na URSS é emitido um decreto relativo à criação e lançamento de sondas automáticas a caminho da Lua.

1959: O exército americano decide estudar a criação de uma base humana na Lua. O Projecto Horizon visava uma base com 12 tripulantes, operacional em 1966. Não foi aprovado por Eisenhower e “morreu” quando a responsabilidade pelo programa espacial americano passou para as mãos da agência civil, a NASA.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]