Neil deGrasse Tyson é uma figura bem conhecida da comunidade astronómica. Tem-se revelado um divulgador incansável, assumindo um papel que há uns anos foi de Carl Sagan – inclusive ajudando a criar uma segunda versão da inesquecível série Cosmos. Porquê tanta conversa? Hoje é o dia em que Tyson cumpre 60 anos. Esperemos que esteja connosco ainda por muitos anos.

Em 1923, Edwin Hubble reparou numa estrela variável, uma Cefeida, que lhe permitiu concluir que a galáxia de que esta estrela fazia parte, Andrómeda, estava no exterior da Via Láctea (ao contrário do que muitos pensavam, considerando-a apenas uma nebulosa no seio da nossa galáxia) – e o Universo tornou-se de repente muito maior nas mentes dos astrómomos. Foi um momento decisivo na história da Cosmologia.

Mais atrás, outro aniversário: em 1882 nasceu Robert Goddard, pioneiro da astronáutica; ao longo da primeira metade do século XX, Goddard lançou incontáveis modelos de foguetões, incluindo o primeiro com combustível líquido, em 1926. É um dos nomes incontornáveis na história da exploração espacial, e dá nome a um centro de investigação da NASA (o Goddard Space Flight Center).

Em 1957, na ressaca do lançamento do Sputnik soviético, von Braun prometeu ao secretário da Defesa americano que os EUA poderiam lançar um satélite em 60 dias. Na realidade levou um pouco mais, tendo em conta o falhanço monumental de 6 de Dezembro de 1957…

Em 1962, nascia o ESO, o Observatório Europeu do Sul. Uma instituição fundamental para o conhecimento do Universo, de que Portugal também faz parte.

Neste dia, em 1989, teve lugar a primeira tentativa de lançamento de um foguetão privado comercial. A AMROC (American Rocket Company) não obteve sucesso… nem nesta tentativa nem no negócio, e fechou em 1996 – embora o seu trabalho tenha sido aproveitado, nomeadamente para a criação da SpaceShip One.

Em 1997, a tripulação da Mir (estação espacial russa) lançou o Sputnik 40, uma versão reduzida do Sputnik original, que serviu como satélite de comunicações. Foi lançado à mão, durante uma EVA.

Em 2016, a Blue Origin, uma companhia espacial privada, procedeu a um novo teste do seu veículo, o New Shepard. Também a Blue Origin previa fazer ainda este ano testes tripulados, e vender bilhetes a passageiros para voos espaciais a partir de 2019. De novo, esperemos… ou seja, tenhamos esperança.