Hoje é um daqueles dias em que a actualidade não tem muito para nos dizer. Vemo-nos assim obrigados a recorrer aos registos históricos… Mas também eles pouco têm a a oferecer.

Bom, vamos a 1906. Neste dia, nasceu Willy Ley, Este alemão. mais tarde naturalizado americano, foi um incansável defensor e divulgador da exploração espacial. Publicou inúmeros livros e colaborou no inesquecível filme de Fritz Lang, Frau im Mond (A Mulher  na Lua). Deixou a Alemanha em 1935, horrorizado perante a ascensão de Hitler e dos nazis. Faleceu em 1969, pouco tempo antes da chegada à Lua.

Voltemos então aos tempos de hoje. O rover Opportunity continua silencioso e imóvel na superfície marciana. A tempestade de poeira global já acalmou, mas o veículo pode ter sido afectado de tal forma que a recuperação não seja possível. Continuam os esforços para retomar o contacto, e a esperança ainda não morreu.

Entretanto, e por falar em tempestades de poeira, novos dados sugerem que elas também podem ocorrer em Titã, a maior lua de Saturno. Sendo um mundo com atmosfera e clima, podemos encarar esta novidade como algo de natural.

Há poucos dias, ocorreu o 100º lançamento do foguetão pesado europeu, o Ariane 5, vinte anos depois do primeiro sucesso.

E não podemos esquecer que no asteróide Ryugu estão dois pequenos saltitões, a analisar a superfície deste calhau espacial.

No campo da política espacial, a AFA, Air Force Association dos EUA, declarou a sua oposição à criação de um novo ramo das forças armadas americanas, dedicado ao espaço – é a Força Aérea que gere os esforços militares americanos no que dz respeito ao espaço.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]