Parte hoje para a ISS mais uma Soyuz. A expedição 57 é constituída por um russo e um americano. Chegará à estação orbital por volta das 15.44. O momento de atracagem e a cerimónia de acolhimento a bordo serão transmitidos na NASA TV.

ACTUALIZAÇÃO: O lançamento não correu como esperado, e a Soyuz regressou à Terra numa trajectória balística. Equipas de resgate foram enviadas para a zona de aterragem.

ACTUALIZAÇÃO 2: Os astronautas saíram da cápsula e estão bem. Seguem-se investigações sobre o incidente… que ocorre depois do misterioso furo na cápsula Soyuz que foi enviada para a ISS há relativamente pouco tempo..

Esta noite no céu poderemos ver (se as nuvens deixarem…) Júpiter muito perto do fino crescente da Lua. Além disso, haverá mais umas passagens da ISS – mas o tempo não ajuda a observá-las.

Em 2005, foi lançada a segunda missão tripulada chinesa, a Shenzhou 6. Dois taikonautas passaram cinco dias em órbita.

Em 1983, a Venera 16 entrou em órbita de Vénus – logo a seguir à sua ‘gémea’ Venera 15. As órbitas das duas sondas eram iguais, com um ligeiro desvio angular.

A URSS tentou, em 1969, uma missão inovadora, em que três Soyuz (e sete cosmonautas) iam estar em órbita próxima ao mesmo tempo; duas delas iam atracar, e a outra ia registar o acontecimento. A 11 de Outubro foi lançada a primeira, a Soyuz 6. A missão não correu como planeado.

Em 1968 foi lançada a Apollo 7, primeira missão tripulada do programa lunar. É espantoso pensar que apenas quatro lançamentos e escassos nove meses depois a superfície da Lua estava a ser pisada por botas humanas. Nesta missão, que durou 11 dias em órbita terrestre, voaram Schirra, Eisele e Cunningham – nenhum deles voltaria ao espaço, em grande parte porque durante o voo houve alguns momentos de tensão com o controlo de missão e decisões da tripulação contrárias às ordens vindas do solo. Neste voo teve lugar a primeira transmissão televisiva ao vivo a partir de uma cápsula no espaço.

Dez anos antes, os EUA tinham lançado a Pioneer 1, que atingiu um novo recorde de distância à Terra (70000 milhas) – mas não alcançou a Lua, como era seu objectivo. No mesmo dia a URSS tentou também lançar uma sonda lunar, mas o foguetão não colaborou, e desintegrou-se após 104 segundos de voo.

Há 260 anos, em 1758, nasceu Heinrich Olbers. Este astrónomo alemão descobriu, no início do século XIX, os asteróides Pallas e Vesta (nessa altura considerados planetas), e propôs que a cintura de asteróides era resultado da destruição de um antigo planeta. Além disso, enunciou o seu famoso paradoxo, que explica porque é que o céu nocturno é escuro, em vez de brilhar uniformemente em todas as direcções.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]