Hoje, temos asteróides “citadinos”: o 11335 Santiago, descoberto em 1996 no ESO, que passa a 1.457 UA da Terra, e que ostenta o nome da capital do país onde se situam os telescópios da organização; e o 2197 Xangai, que não nos traz de volta nem Rita Hayworth nem Orson Welles, já que passa a 2.306 UA da Terra – encontrado em 1965 por um observatório chinês, foi baptizado com o nome da mais populosa cidade chinesa, na foz do Yangtze.

Também temos très do grupo Atenas – são asteróides que orbitam o Sol a distâncias normalmente inferiores a 1 UA, mas que podem passar para lá dessa distància e que assim podem cruzar a órbita da Terra. Fazem por isso parte dos asteróides potencialmente perigosos para a nossa existència.

Hoje cumpre 70 anos o cosmonauta Aleksandr Volkov, que esteve três vezes no espaço, e que é o pai de outro cosmonauta (também já referido aqui), no que foi o primeiro caso de pai e filho nessa careeira. Volkov estava na Mir em 1991, com Sergei Krikalev, quando a URSS foi oficialmente dissolvida; partiram como soviéticos, regressaram à Terra para se tornarem cidadãos russos.

Em 1945, os americanos, graças às indicações providenciadas pelos engenheiros alemães, recolhem numa mina 14 toneladas de documentação referente às V2. Uma mina, de facto.

Em 1968, na URSS, é tomada a decisão de admitir engenheiros no corpo de cosmonautas.

Em 1969, os EUA resolvem avançar com a construção de um veículo que os astronautas possam usar na Lua – é o nascimento do rover lunar.