Hoje temos também apenas dois asteróides a referir: um é “de peso”, já que se trata do 9949 Brontosaurus, descoberto em 1990 no ESO, e que lembra um dos maiores dinossauros herbívoros do Jurássico; o outro é um dos que homenageia um país: o 1284 Latvia, detectado em 1933, refere-se à Letónia.

Hoje faz 60 anos Thomas Reiter, astronauta alemão, o primeiro europeu a passar algum tempo na ISS e que está no top25 dos que mais tempo passaram no espaço.

Os Correios americanos emitem hoje um selo em homenagem a Sally Ride, primeira americana no espaço, e falecida em 2012. É a segunda vez que um astronauta é lembrado desta forma; o primeiro foi Alan Shepard, o primeiro americano a ir ao espaço.

Na Califórnia, o SETI Institute leva a cabo mais uma das suas regulares conferências. Desta vez, o tema é o conquentenário do filme 2001: Odisseia no Espaço – mais precisamente o famoso computador que é peça fundamental da história (na parte espacial), o HAL. É importante referir que as palestras são gravadas em video e estão disponíveis no site do Instituto.

Em 1965, é decidido nos EUA que, para protecção da vida terrestre, os astronautas que regressem da Lua e outros corpos celestes serão submetidos a três semanas de quarentena.

Em 1966, a URSS decide criar um corpo de cosmonautas civis (até aí, só militares eram escolhidos), e são anunciados os nomes de oito engenheiros como constituintes do primeiro grupo.

Em 1984, a NASA anuncia os 18 seleccionados para o seu 10º grupo de treino para astronauta. Como é habitual, este grupo recebe uma alcunha colectiva, que neste caso é “Maggots” (os vermes).

No ano seguinte essa tradição é quebrada, e os 14 escolhidos para o 11º grupo de treino ficam sem nome “oficial”.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]