2 Fevereiro 2018: O trabalho prossegue
Mais uma saída na ISS
Desta vez, cabe a dois astronautas russos (ops, perdão, cosmonautas…) executarem uma longa saída da ISS (cerca de seis horas e meia), para recolherem experiências e instalarem uma nova antena num dos módulos de origem russa. Mais uma vez, é possível assistir a esta actividade no conforto do sofá, ou da cadeira em frente ao computador; basta procurar a NASA TV.
Asteróides anónimos… ou não
Ainda são muitos os que são conhecidos apenas por códigos de números e letras. Mas hoje, quem se aproxima (maneira de dizer) da Terra, a meras 1.6 Unidades Astronómicas (ali ao virar da esquina…) é o maior e melhor, como diziam os romanos de Júpiter. Mas claro que Júpiter não é um asteróide; falamos sim de Ceres, planeta-anão, asteróide, em tempos planeta – um caso de personalidade múltipla, claramente.
Curiosidade
Uma grande qualidade humana, que deu nome ao rover Curiosity. Este cumpriu recentemente 2000 dias (mais de cinco anos) em Marte, sempre curioso, sempre à procura daquilo que está para lá do próximo afloramento rochoso. Ainda não descobriu os marcianos, mas enfim, eles ainda não se descuidaram com aqueles painéis pintados em tons acastanhados…
Leave a Reply