Explorer 1

Foi em 1958 que os EUA tiveram sucesso no lançamento do seu primeiro satélite artificial, o Explorer 1. Alguns meses antes, uma tentativa transmitida em directo na televisão tinha acabado mal, com uma explosão. O Explorer 1, contudo, fez imediatamente uma importante descoberta, a das cinturas de Van Allen. A missão durou enquanto as baterias a bordo aguentaram, perto de quatro meses. Foi um sucesso, mas durante mais alguns anos os EUA continuaram atrás da URSS em matéria espacial.

 

Ham

Três anos depois, em 1961, o chimpazé “Ham” foi enviado numa cápsula para um voo suborbital. Era primeiro conhecido apenas como “número 65” (e Chop Chop Chang entre os tratadores), e só recebeu o nome depois do regresso. A missão durou pouco mais de 16 minutos e meio, e o animal cumpriu algumas tarefas para as quais tinha ido treinado (carregar em alavancas), revelando que era possível cumpri-las no espaço. O Ham usava um fato espacial que o protegeu de uma perda de pressão no interior da cápsula. O Ham viveu até 1983., e teve direito a um túmulo no Internacional Space Hall of Fame, no Novo México.

 

 

Superlua

Hoje temos uma superlua. Mas não, a Lua não vai estar enorme no céu; vai estar um bocadinho maior e mais brilhante. Por acaso, se estivéssemos do outro lado do mundo, assistiríamos também a um eclipse da Lua. Por cá não teremos essa sorte.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 4]