23 Janeiro 2018: Vindo do lado escuro da Lua…?
Rogerwaters
Os nomes dos asteróides são sempre uma única palavra; é por isso que este que hoje passa pelo ponto mais próximo da Terra na sua órbita solar tem este nome, em vez dos dois nomes separados que ostenta o músico que homenageia. Foi descoberto em 2012.
Conversas
Duas interessantes apresentações públicas, que ocorrem lá longe. Em Tucson, Arizona, uma conversa sobre a história geológica da águ
a em Marte, por Robert Craddock, um geólogo do Smithsonian, em que ele se vai debruçar sobre as questões ainda por decifrar sobre os primeiros tempos de Marte, nomeadamente o papel da água. Na California, um bocadinho ainda mais longe, a conversa será sobre o ‘Oumuamua, um asteróide que se tornou conhecido há pouco tempo, e que é o primeiro objecto descoberto na nossa ‘vizinhança’ a ser apontado como tendo uma origem externa ao Sistema Solar.
Passeio espacial
Na ISS, vão ter lugar umas reparações que exigem uma saída para o espaço de dois astronautas por um período de algumas horas. O acontecimento terá cobertura televisiva especializada (ou seja, na NASA TV).

Leave a Reply