Talvez se lembrem de que, hoje em dia, Plutão está classificado como um “planeta-anão”. Para lá de Plutão, existem outros quatro anões no Sistema Solar: Ceres, Haumea, Makemake e Eris. Contudo, pode ser que mais um objeto se vá juntar à família daqui a pouco tempo – um corpo que tem por agora a alcunha de DeeDee.

Mas, afinal, o que é um planeta-anão?

Os planetas-anões são pequenos objectos que orbitam o Sol, como os planetas (ao contrário dos satélites, que giram em torno de planetas). Têm uma forma esférica, como os planetas. De facto, a única diferença entre um planeta-anão e um planeta regular é que os primeiros não “varreram” a sua vizinhança, limpando-a de asteroides e outros fragmentos de matéria espacial.

E no caso do DeeDee, será que todas estas alíneas são verificadas? Ainda não temos a certeza.

O DeeDee está quase 100 vezes mais distante do Sol do que a Terra, ao triplo da distância entre Plutão e a nossa estrela. É o segundo objecto mais distante que já foi descoberto no Sistema Solar (o mais distante é o planeta-anão Eris).

Essa enorme distância leva a que o DeeDee gaste mais de 1100 anos terrestres a completar uma volta ao Sol. E também faz com que seja muito difícil vê-lo, quanto mais estudá-lo em pormenor. Ainda assim, o telescópio ALMA conseguiu obter uma nova e excitante imagem do DeeDee.

Esta revelou que este pequeno mundo tem um diâmetro de cerca de 600 km – mais ou menos o mesmo tamanho que a ilha da Grã- Bretanha. Com este tamanho, é bem provável que o DeeDee tenha um aspecto arredondado (quando um objecto tem tamanho suficiente, a gravidade faz com que fique com uma forma esférica).

São necessárias mais observações antes de ser pronunciado um veredito final sobre o DeeDee; mas, seja ele um planeta-anão ou não, a verdade é que Plutão tem mais um amigo nos confins do Sistema Solar!

 

Facto curioso: Os planetas-anões não são os únicos objetos ainda desconhecidos no Sistema Solar. Alguns cientistas suspeitam que existe um planeta (denominado, por enquanto, ‘Planeta 9’) por encontrar, algures no limite do Sistema Solar.

 

Este Space Scoop é baseado no Comunicado de Imprensa de ALMA.

 

Link para a notícia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1716/

 

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]