Na madrugada de amanhã (na Europa) o Japão procede ao lançamento de um foguetão Epsilon, para colocar em órbita alguns satélites japoneses e vietnamitas.

Em 1946, tinha início o programa americano de testes e experiências com as V2 capturadas na Alemanha (havia cerca de 60). Depois, começaram a ser desenvolvidos outros lançadores.

Vinte anos depois, um relatório da Academia de Ciências dos EUA apontava prioridades para depois do programa Apollo: a exploração robótica de Marte. A presença humana era tida como dispensável e ligada a considerações de outra ordem que não científica…

Em 1969, deu-se a primeira junção de duas cápsulas tripuladas em órbita terrestre: a Soyuz 4 e a 5 acoplaram, e houve a passagem de dois tripulantes de uma (a 5) para outra (executando para isso um passeio espacial). O regresso da Soyuz 5 à Terra foi complicado, mas o cosmonauta Volynov sobreviveu…

Um novo grupo de astronautas (o oitavo) foi seleccionado pela NASA em 1978. De 8079 pessoas que concorreram, 208 chegaram à fase dos testes físicos e entrevistas. Trinta e cinco foram escolhidos (entre eles, e pela primeira vez, seis mulheres, incluindo Sally Ride, que se tornou a primeira americana a chegar ao espaço). Desde 1969 que não havia admissão de astronautas… O grupo teve a alcunha TFNG, uma deisgnação que disfarçava uma designação profana…

Em 2003, partiu para o espaço o space shuttle Columbia, com uma tripulação de sete. Não voltaram vivos, devido à desintegração da nave quando da reentrada na atmosfera, ao fim de quinze dias em órbita. Quatro deles faziam parte do oitavo grupo de astronautas da NASA.

Mais uma companhia a pensar no turismo espacia: a Orion Span quer ter uma estação espacial (Aurora) em órbita baixa daqui a dois anos, para receber turistas pagantes. Ricos, claro. Dizem estes empreendedores que também a aviação começou por ser uma actividade para ricos… Bom, esperemos estar por cá para ver a massificação das viagens espaciais (tenho uma cadeira na primeira fila da assembleia de cépticos).

Entretanto, na Lua, uma semente germinou – no quadro de uma experiência biológica, a sonda chinesa Chang’e 4 tem uma pequena câmara com condições controladas onde seguiam sementes de várias plantas e ovos de moscas-da-fruta. Uma semente de algodão começou a desenvolver-se. Claro que as condições da noite lunar (sem luz, e com frio extremo) não permitem que ela continue nesse caminho.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]