17 Fevereiro 2018: Mais um dia, mais uma volta
A Space X é uma companhia comercial que se dedica ao lançamento de foguetões para levar carga útil ao espaço – por um preço, claro. Está previsto um novo lançamento, com um Falcon 9, a partir da base de Vandenberg, na Califórnia. O satélite a ser enviado para órbita chama-se Paz, tem um radar para recolher imagens da Terra, e pertence a uma companhia espanhola. O lançamento está anunciado para hoje nalguns sites, para amanhã noutros.
Fermilab
Trata-se do Fermi National Accelerator Laboratory, americano, fundado em 1967 – um acelerador de partículas onde foram feitas algumas descobertas relativas ao estranho mundo subatómico. E, é claro, o nome de um asteróide que passa hoje pelo ponto mais próximo da Terra, na sua órbita longínqua.
Conferência sexista?
Começa hoje em Toronto, a Women in Planetary Science and Exploration Conference. E sim, está aberta a toda a gente, e não apenas às cientistas planetárias do género feminino. Não sei se podiam (ou deviam) ser mais, mas se pensar um bocadinho consigo lembrar-me de várias.
Vanguard II
Em 1959, os EUA lançaram o primeiro satélite meteorológico. Durante alguns dias, o satélite observou a cobertura de nuvens; depois disso, dedicou-se à recolha de dados sobre a densidade da atmosfera. E a isso continua dedicado, já que está em actividade e assim prosseguirá durante mais uns 250 anos…!
Leave a Reply