O nosso Sistema Solar está a receber por estes dias um visitante que veio de muito longe.

O cometa 2I/Borisov não teve origem no Sistema Solar. De facto, não sabemos de onde veio! Esta é apenas a segunda vez que um objeto vindo de outro sistema planetário algures na nossa galáxia e de visita ao Sol e seus planetas é observado pelos cientistas.

Os cometas são feitos de rocha, poeira e gelo, e por isso são muitas vezes chamados “bolas de neve sujas”. Se se aproximarem demasiado do Sol, o calor da estrela faz com que se evapore algum do gelo que os constitui. Isso dá origem às fantásticas “caudas” que podem ser vistas enquanto os cometas atravessam o nosso céu noturno.

A imagem que mostramos foi obtida pelo Telescópio Espacial Hubble a 12 de Outubro de 2019.

O cometa está a aproximar-se do Sol, e passará pelo seu ponto de maior proximidade com a nossa estrela em dezembro. No ano que vem voltará a sair do Sistema Solar, e talvez um dia, no futuro distante, penetre noutro sistema planetário algures pelo Universo.

O cometa viaja a cerca de 150000 quilómetros por hora, quase 500 vezes mais depressa do que um carro de corrida!

 

Facto curioso: A olho nu, por ano e em média, não conseguimos ver mais do que um único cometa no céu noturno. Quem teve muita sorte já pode ter visto um, e a imagem terá um ar familiar.

 

Crédito da imagem: NASA, ESA, D. Jewitt (UCLA)

Este Space Scoop baseia-se num Comunicado de Imprensa da ESA/Hubble.

 

Space Scoop original (em inglês): https://www.unawe.org/kids/unawe1910/

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]