Um dia para sempre memorável, que marca o começo da Era Espacial. Em 1957, a URSS lançou o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da Terra (que tem hoje vários milhares deles…). De facto, a Alemanha Nazi já tinha, em 1944, enviado mísseis V2 para lá da linha de Kármán, que marca (arbitrariamente) a fronteira do espaço.

Dois anos depois, em 1959, a URSS lançou a Luna 3, a primeira sonda a obter imagens da face oculta da Lua. No mesmo dia, os EUA realizaram um teste do sistema de escape da cápsula do programa Mercury, na missão Little Joe 6.

Em 1965, a URSS lançou outra sonda lunar, a Luna 7, com o objectivo de aterrar suavemente no nosso satélite natural, mas tal não foi conseguido.

Muitos anos depois, em 2004, a SpaceShipOne realizou o seu terceiro voo espacial, que lhe permitiu alcançar a vitória no Ansari XPrize. No mesmo dia, faleceu Gordon Cooper, um dos primeiros astronautas americanos (mas que nunca voou no programa Apollo).

Além disso, o dia marca o início da Semana Mundial do Espaço, como foi decidido pela ONU em 1999. O tema deste ano é A Lua – Portal para as Estrelas.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]