Hoje, a sonda InSIGHT cumpre um ano de “existência” longe de casa: foi lançada em Maio de 2018. Hoje passa os dias – ou melhor, os sols – em Marte, à espera de sismos… depois de vários meses de viagem até ao planeta vermelho. Mais uma sonda que – esperemos – um dia poderá ser visitada em Marte, pelos exploradores ou colonos humanos _ ou, quem sabe, de outra espécie…

Pela manhã neozelandesa – ou seja, mesmo muito cedo na Europa – já foi lançado o Electron adiado de ontem, com três satélites a bordo. Depois de um começo titubeante, a Rocket Lab parece estar a entrar na rotina de lançamentos, uns mais excitantes que outros.

Nos EUA é o Dia Nacional do Astronauta. Isto porque…

1961: Alan Shepard torna-se o segundo ser humano, e primeiro americano, a alcançar o espaço, num voo suborbital de cerca de 15 minutos a bordo da cápsula Mercury baptizada como Freedom 7. O voo tinha estado previsto para uma data anterior, inicialmente até antes do voo de Gagarin, mas sofreu vários adiamentos. O astronauta teve que aguardar longas horas encerrado na cápsula até ser dada luz verde para o lançamento. Um homem não é de ferro, e a bexiga de Shepard acabou por exigir ser esvaziada – mas nessa altura os astronautas não usavam fraldas…

1945: As forças soviéticas ocupam Peenemuende, a antiga base para as V2 alemãs, primeiro local de lançamento de mísseis no mundo… Contudo, a base tinha sido abandonada havia algum tempo, e pouco material de interesse tinha sobrado.

 

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]