Na madrugada de amanhã, a Rocket Lab volta a realizar um lançamento. O seu Electron partirá para o espaço a partir da base na Nova Zelândia, com uma carga de dez pequenos satélites da NASA, incluídos num programa educacional, o ELaNa.

Silencioso desde 10 de Junho, o rover Opportunity continua a não dar sinais de vida, mas a equipa responsável continua com uma pequena esperança de que ele possa voltar à actividade agora que chegou a época dos ventos à região de Marte onde ele se encontra. Além disso, está a ser delineada uma proposta para mais uma extensão da missão, só para o caso…

Em 1961 foi lançado o OSCAR 1, primeiro satélite dedicado ao radio-amadorismo. Foi também o primeiro satélite que seguiu como carga secundária num lançamento de outro satélite… além de ser o primeiro satélite privado, construído por amadores americanos. Esteve activo em órbita apenas 22 dias.

A Gemini 6 devia ter sido lançada em 1965, mas o lançamento foi interrompido 1 segundo depois da ignição. Podia ter sido uma catástrofe, mas correu bem, a tripulação foi extraída umas horas depois e o foguetão revisto e preparado para uma nova tentativa poucos dias depois.

Kamanin foi um dos nomes principais do esforço espacial soviético, ligado ao treino de cosmonautas. Em 1968, elencava as questões que tinham feito com que a URSS perdesse a corrida à Lua: falta de apoio politico e gestão clara, lutas entre gabinetes, dinheiro mal gasto, erros de concepção e opções sobre a cápsula e o papel dos cosmonautas. Cinco anos mais tarde, pouco depois da explosão do quarto N1 (o foguetão que devia ter levado os soviéticos à Lua), já não estava a liderar o programa tripulado.

Em 2012, foi a Coreia do Norte que colocou em órbita um satélite, o KMS 3-2. Dado o secretismo que envolve as actividades do país, não é fácil aceitar as notícias que de lá saem – o país tinha já proclamado dois lançamentos de sucesso, mas tal facto não fora confirmado por observadores internacionais. Neste caso, parece que o satélite alcançou a órbita terrestre, fazendo do país o decimo a conseguir tal feito com meios próprios.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]